Autor(es):
Botelho, Rafaela Albuquerque; ISCA-UA
Data: 2014
Origem: Estudos do ISCA
Assunto(s): Disclosure; tangible fixed assets; IFRS 7; transition and degree of compliance with requirements; Divulgação; ativos fixos tangíveis; NCRF 7; grau de cumprimento dos requisitos de divulgação
Descrição
This study aims to analyze the degree of compliance with the mandatory disclosure requirements required by IFRS 7 - Tangible Fixed Assets, by analyzing the financial statements of the 44 companies included in the ranking of Exame Magazine, 2010, with reports and accounts available on the Internet and subject to the general rules of the Accounting Standardisation System for the years 2010 and 2011.An index of disclosure that includes 27 items to which a content analysis was applied was built, two dependent variables were defined: Disclosure index and number of disclosures. Leverage external activity, firm size, debt, age, liquidity, profitability, auditor and type of activity: later and based on the literature, seven independent variables and two categorical variables that influence disclosure levels were defined.In correlation model results showed any significant positive correlation between the dependent variable "number of disclosures" independent variable "age" for the year 2010. In 2011, there is a statistically significant positive correlation between the dependent variable "number of disclosures "independent variable "dimension".In the regression model, the variable "age" has a statistically significant positive association with the "number of disclosures". Este estudo tem como objetivo analisar o grau do cumprimento dos requisitos de divulgação obrigatórios exigidos pela NCRF 7 – Ativos Fixos Tangíveis, através da análise das Demonstrações Financeiras das 44 empresas incluídas no Ranking da Revista Exame de 2010, com relatórios e contas disponíveis na Internet e sujeitas ao regime geral do Sistema de Normalização Contabilística, relativo aos anos de 2010 e de 2011.Foi construído um índice de divulgação que contempla 27 itens ao qual foi aplicada uma análise de conteúdo, sendo definidas duas variáveis dependentes: índice de divulgação e n.º de divulgações. Posteriormente e com base na literatura, foram definidas sete variáveis independentes e duas variáveis categóricas que influenciam os níveis de divulgação: alavancagem, atividade externa, dimensão da empresa, endividamento, idade, liquidez, rendibilidade, tipo de auditor e setor de atividade.No modelo de correlação os resultados mostraram existir uma correlação positiva estatisticamente significativa entre a variável dependente “número de divulgações” e a variável independente “idade” para o ano de 2010. No ano de 2011, existe uma correlação positiva estatisticamente significativa entre a variável dependente “número de divulgações” e a variável independente “dimensão”.No modelo de regressão, a variável “idade” tem uma associação positiva estatisticamente significativa com o “número de divulgações”.