Description
O presente trabalho pretende contribuir para a discussão sobre a forma como a implementação de metodologias ativas e colaborativas associadas às Tecnologias de Comunicação (TC), produzem implicações na construção do conhecimento nas instituições de ensino superior. Especificamente, pretendemos explorar de que forma:(1) ambientes colaborativos decorrentes do uso de TC levam os estudantes a um envolvimento ativo no processo de aprendizagem, (2) as ferramentas colaborativasao nível do trabalho de grupo influenciam a regulação das aprendizagens pelos próprios estudantes e (3) a utilização de elementos próximos dos que são percebidospelos estudantes como fazendo parte da sua atividade profissional futura, os leva a diferentes posturas de aprendizagem. Partindo de um ambiente específico quefaz uso de várias aplicações colaborativas, a recolha de dados foi realizada com base em questionários. O estudo foi repetido em dois anos consecutivos, seguindo estudantes que frequentaram uma mesma unidade curricular. À luz das questões formuladas, os resultados parecem confirmar que a natureza colaborativa das aprendizagens conduz o estudante a uma maior participação e a uma presença mais ativa durante o processo, tanto mais dinâmicas quanto as tarefas desenvolvidas envolverem componentes empíricas. Mais, os estudantes parecem identificar a necessidade de regularem a sua própria aprendizagem, reforçando a questão daplanificação e regulação das atividades colaborativas promovido pelas TC. Por fim, o estudo lança a ideia de que a utilização de elementos próximos dos que são percebidos pelos estudantes como fazendo parte da sua atividade profissional futura, leva-os a uma postura mais comprometida de aprendizagem.