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O uso de recursos educacionais abertos no ensino superior: potencialidade, desa...


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Mundialmente, o Ensino Superior tem sido impelido a uma lógica de ‘abertura’, nomeadamente, através da disponibilização de publicações em acesso livre, depercursos de educação aberta e a distância, e de práticas pedagógicas sustentadas em recursos educacionais dinâmicos, abrangentes e adequados à evoluçãotecnológica. Insere-se neste cenário o uso e criação de recursos educacionais, livres em termos de acesso, transformação e partilha, designados por RecursosEducacionais Abertos (REA). Considerado parceiro estratégico no movimento REA, o Ensino Superior constitui um terreno prioritário de atuação e investigação neste âmbito, subsistindo, contudo, desafios transversalmente prioritários, tais como, a sensibilização para o tema, a criação e fortalecimento de redes colaborativas, a capacitação de atores e o reforço da investigação. A literatura salienta anecessidade de expandir o uso destes recursos no Ensino Superior, no plano institucional e educativo, acompanhando e capacitando os seus agentes numa perspetiva holístico-processual, e de conhecer, em profundidade, tais processos,numa lógica de transformação das práticas educacionais vigentes em práticas educacionais abertas.No presente artigo serão identificados a problemática, principais objetivos, caraterísticas, ações e opções metodológicas a concretizar numa investigação, em curso no âmbito do nosso projeto de doutoramento, na Universidade de Aveiro, materializado num estudo de caso múltiplo, a decorrer em dois contextos lusófonos – Portugal e Moçambique - norteado a pela seguinte geral de investigação: “Como se caracteriza o uso de Recursos Educacionais Abertos em instituições do EnsinoSuperior português e moçambicano, e que modelo(s) colaborativo(s) será(ão) adequado(s) para a sua promoção e adoção, a nível institucional e educativo?”.
Document Type Article
Language Portuguese
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