Description
Neste artigo apresentam-se e discutem-se alguns dos resultados obtidos no âmbito de uma investigação que teve como objetivo principal identificar e caracterizaro uso que os estudantes do Ensino Superior Público Português (ESPP) fazem das Tecnologias da Comunicação (TC) para suporte à aprendizagem, com especialenfoque na dimensão do género. Para a prossecução dos objetivos propostos, desenvolveu-se um estudo de âmbito nacional, de cariz descritivo e exploratório e optou-se pela disponibilização de um questionário online para a recolha dedados. No âmbito do presente artigo, contextualiza-se o estudo, apresentam-se os objetivos e as opções metodológicas, bem como alguns dos resultados obtidos,especificamente os que dizem respeito aos impactos associados ao uso de TC em contexto de aprendizagem e à influência do género na perceção desses impactos. Os resultados obtidos sugerem que um dos impactos mais referidos pelos participantes é o facto de o uso de TC em contextos de aprendizagem lhes ter permitido o desenvolvimento de novas competências tecnológicas, bem como lhes ter facilitado a construção das suas aprendizagens e o acesso a conteúdos que de outra forma não conseguiriam aceder. A variável género parece terinfluência na perceção de alguns dos impactos associados ao uso de TC no suporte à aprendizagem, sendo que o sexo feminino perceciona, na generalidade, mais impactos do que o sexo masculino.