Detalhes do Documento

Implementação de tecnologias de apoio ao ensino (LMS): dois estudos de caso em ...


Descrição
É sobejamente conhecido o potencial das aplicações de tecnologias de informação para a melhoria do funcionamento das organizações ou ainda para a obtenção de vantagens competitivas. É incontornável que as Escolas de Ensino Superior devam integrar os professores no processo de mudança organizacional aquando da decisão de implantação de um LMS. Mas para que esse processo tenha sucesso,é necessário que o profissional responsável pela implantação não negligencie nas suas ações/iniciativas a opinião de todos os stakelhoders ao mesmo tempo que deve estar atento a manifestações de resistência. Contudo estes processos nemsempre são bem conduzidos, verificando-se que existem ações/iniciativas sem efeitos, e que levam a que surjam “grupos de professores” que boicotam o uso da tecnologia. É assim importante que o profissional responsável pelo processo de mudança tenha conhecimento acerca de ações/iniciativas e quais os efeitos das mesmas, para que consiga obter sucesso na implantação da tecnologia.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia