Detalhes do Documento

Desenlaçando caminhos de revisão de literatura: o trabalho colaborativo docente...


Descrição
O objetivo deste artigo é estabelecer um ponto de partida para uma reflexão aprofundada sobre o trabalho colaborativo docente. De onde partimos quando queremos aprofundar conhecimento sobre este tema? Neste artigo, propomo-nos proceder a uma breve revisão de literatura sobre o trabalho colaborativo docente. Começamos por contextualizá-lo numa era em que o fluxo de informação é facilitado pelo acesso livre e gratuito através de ferramentas da web social que o possibilitam. Tal reconfigurou, também, os ambientes de aprendizagem, acesso e partilha de informação e de coconstrução de conhecimento, que já não são exclusivos da Escola. Partindo desta constatação defendemos que a Escola e os professores deverão adaptar-se a estes desafios e que o trabalho colaborativo docente tem um papel de relevo na melhoria das suas práticas, logo na aprendizagem dos alunos. Foi neste contexto que quisemos compreender o que move os professores a colaborar, como se processa essa colaboração e quais são as finalidades que esta modalidade de trabalho permite alcançar. Terminaremos com uma breve discussão e algumas considerações finais.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia