Autor(es):
Macário, Maria João; LEIP, Departamento de Educação, Universidade de Aveiro
; Sá, Cristina Manuela; LEIP, Departamento de Educação, Universidade de Aveiro
; Moreira, António; Departamento de Educação, Universidade de Aveiro
Data: 2013
Origem: Indagatio Didactica
Assunto(s): Colaboração, Professores, Web social.
Descrição
O objetivo deste artigo é estabelecer um ponto de partida para uma reflexão aprofundada sobre o trabalho colaborativo docente. De onde partimos quando queremos aprofundar conhecimento sobre este tema? Neste artigo, propomo-nos proceder a uma breve revisão de literatura sobre o trabalho colaborativo docente. Começamos por contextualizá-lo numa era em que o fluxo de informação é facilitado pelo acesso livre e gratuito através de ferramentas da web social que o possibilitam. Tal reconfigurou, também, os ambientes de aprendizagem, acesso e partilha de informação e de coconstrução de conhecimento, que já não são exclusivos da Escola. Partindo desta constatação defendemos que a Escola e os professores deverão adaptar-se a estes desafios e que o trabalho colaborativo docente tem um papel de relevo na melhoria das suas práticas, logo na aprendizagem dos alunos. Foi neste contexto que quisemos compreender o que move os professores a colaborar, como se processa essa colaboração e quais são as finalidades que esta modalidade de trabalho permite alcançar. Terminaremos com uma breve discussão e algumas considerações finais.