Detalhes do Documento

Vídeos promocionais das Universidades no YouTube

Autor(es): Inês Maria Silva cv logo 1 ; Samuel Martins F. Martins cv logo 2 ; Teresa C. Oliveira cv logo 3

Data: 2011

Origem: Internet Latent Corpus Journal


Descrição
A presença das Instituições de Ensino Superior (IES) na Internet tem vindo a aumentar com o desenvolvimento das novas tecnologias. Além da informação e disponibilização de serviços, a recente expansão do vídeo online revela-se uma boa oportunidade de divulgação das instituições a nível global. Este estudo pretende analisar a vertente audiovisual dos  conteúdos  de  divulgação  das  IES  com  presença  online,  mais  concretamente,  da  disponibilização  dos  seus  vídeos promocionais  na  plataforma  de  vídeo  online  YouTube.  A  análise  incide  sobre  as  cinco  melhores  Universidades  a  nível mundial,  europeu  e  português.  Com  este  estudo  pretende-se  identificar  as  características  técnicas  e  comunicacionais dominantes desses vídeos e considerar também a interacção gerada em torno dos mesmos. Para isso, procedeu-se a uma análise quantitativa e qualitativa e posterior cruzamento dos dados, referentes ao conteúdo e estrutura dos vídeos, onde se evidenciou,   a   dominância   da   presença   de   vídeos   promocionais   das   cinco   melhores   Universidades   europeias. Relativamente aos cuidados a nível de produção audiovisual, destaca-se o facto dos vídeos analisados obedecerem a uma grande parte das características de produção de vídeo institucional e de produção específica para Web.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia