Descrição
This paper analysis a sample of Portuguese producers and bottlers wine. It proceeds by factor analysis in order to capture meaningful dimensions of performance assessment. As a result 4 dimensions are highlighted both from a statistical point of view and from a facial validity test: financial performance; size; efficiency and quality. These dimensions don’t overlap significantly and provide a reasonable portrait of the competitive landscape. Moreover, the results are a good basis for evolving into cluster analysis at future research programmes.Key words: wine industry; factor analysis; competitive performance. O objectivo deste estudo é analisar uma amostra de empresas produtoras e distribuidoras de vinho, com base na metodologia de análise factorial. Esta técnica permitiu identificar 4 perspectivas de análise, corroboradas pelo respectivo teste de validade facial: a dimensão; o desempenho económico-financeiro; a eficiência e a qualidade. Verificou-se que não havia empresas que conseguissem estar nas melhores posições em todas as dimensões analisadas. Esta metodologia revelou-se útil no cumprimento do objectivo inicial de caracterização da correlação de forças na indústria. Mais ainda, permite avançar para a fase de alargamento da base de dados e identificação de clusters. Palavras-chave : indústria vitivinícola; análise factorial; desempenho competitivo.
Tipo de DocumentoArtigo IdiomaPortuguês Editor(es);