Detalhes do Documento

Estratégias inovadoras de ensino e feedback potenciadas pelas tecnologias. O “c...

Autor(es): Cecília Guerra cv logo 1 ; António Correia cv logo 2 ; Helena Pedrosa-de-Jesus cv logo 3

Data: 2014

Origem: Indagatio Didactica


Descrição
Nesta comunicação apresentam-se alguns resultados de um projeto de investigação interdisciplinar, desenvolvido num contexto natural, envolvendo a observação não participante de aulas teóricas de Microbiologia. As estratégias didáticas desenhadas em colaboração com o docente da disciplina envolvem modos alternativos de ensino e formas melhoradas de feedback, potenciando a utilização de tecnologias da informação e comunicação, tais como o Moodle. Com vista a avaliar o impacto da exploração didática dessas estratégias no desenvolvimento de competênciasdos estudantes, como a aprendizagem autónoma, serão apresentadas reflexões do docente e de alguns estudantes envolvidos durante 2012/2013 e 2013/2014,recolhidas através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos mostram o potencial das estratégias desenhadas, bem como das tecnologias utilizadas,para proporcionar apoio didático aos estudantes, particularmente a promoção da autonomia de aprendizagem.
Tipo de Documento Artigo
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia