Descrição
Segundo a literatura da especialidade, a avaliação formativa apresenta inúmeras vantagens para os intervenientes durante e após o processo de ensino e de aprendizagem, nomeadamente na reorganização da unidade curricular e naconsciencialização das dificuldades dos estudantes.As características, natureza e utilidade da avaliação formativa exigem um permanente processo de interação e comunicação entre os intervenientes, assegurando uma troca de informação consistente e efetiva.Neste sentido, o conhecimento e a descrição dos recursos e materiais pedagógicos utilizados nas atividades letivas pelos docentes no ensino superior poderão contribuir para compreender a relação entre as estratégias de ensino e de avaliação e a aprendizagem dos estudantes.Este estudo insere-se no âmbito do projeto AVENA – “Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspetivas”, apresentando alguns dos dados recolhidos na Universidade de Coimbra, através da observação de 160 horas de aulas de 8 unidades curriculares referentes a 8 cursos de licenciatura, representando de quatro áreas científicas (Artes e Humanidades, Ciências da Saúde, Engenharias e Tecnologias, Ciências Sociais).De um modo geral, os dados salientam a utilização sistemática da plataforma online de gestão académica da Universidade de Coimbra como uma ferramentade apoio na organização das unidades curriculares e das aulas, permitindo a disponibilização permanente de conteúdos e outras informações pertinentes.Verificam-se ainda algumas diferenças ao nível da utilização de certos recursos e materiais (e.g. PowerPoint e quadro), associados à especificidade de cada área científica e ainda aos conhecimentos, competências, experiências e preferências dos docentes.