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Portal de Apoio aos Técnicos do Centro de Informática e Comunicações da Univers...

Autor(es): José Henriques cv logo 1 ; José Vieira cv logo 2 ; Beatriz Sousa Santos cv logo 3 ; António Vieira cv logo 4

Data: 2013

Origem: Electrónica e Telecomunicações

Assunto(s): portal Web; assistência técnica; helpdesk; portal Web; assistência técnica; helpdesk


Descrição
This paper describes a web portal aiming to help the technicians of the Computer and Communications Centreof Aveiro University (CICUA), in order to maintain thecampus network and equipment. The created portal allowsthe technicians to have access to the information needed,from a desktop, a laptop or a Personal Digital Assistant(PDA), just by having access to the University wirelessnetwork.Throught the portal, technicians can access the CICUA database, and perform technical assistance as well asinterventions, without the need of being at the centre.Technicians can visualize the building plan, thus obtainingimportant information such as network cable plugs, wirelessaccess points and rooms. The choice of developing a Webportal instead of an application to run on a PDA or a computer is due to the fact that CICUA already has softwarecapable of dealing with the assistance requests andinterventions. The real advantage of being a Web Portal it isthat it is not necessary to install the software every time anew device is acquired. Neste artigo descreve-se um portal Web para apoio aos técnicos do Centro de Informática e Comunicações da Universidade de Aveiro (CICUA) na manutenção do parque informático do Campus Universitário. O portal permite aos técnicos acederem à informação necessária para a manutenção a partir de um desktop, portátil ou umPersonal Digital Assistant (PDA), bastando ter acesso à redewireless da Universidade.Através do portal, o técnico acede à base de dados do CICUA e efectua e regista os pedidos de assistência técnica e intervenções, sem ser necessário estar fisicamente no Centrode Informática e Comunicações.Na apresentação do pedido de assistência técnica, o técnicopode visualizar a planta do edifício em questão, podendoassim obter a localização de vários pontos de interesse, taiscomo, tomadas de rede, pontos de acesso wireless, bastidores e salas. A opção de desenvolver um portal Web em vez de uma aplicação própria para PDA ou computador, prende-se por um lado com o facto de o CICUA já possuir uma aplicação para a gestão dos pedidos de assistência técnica e intervenções, e por outro lado, sendo um portal significa que não é necessário ter que instalar o software em cada dispositivo que se adquira.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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