Document details

Ferramentas de suporte ao estudo da Disciplina de Sistemas Digitais: Carta de I...

Author(s): Sérgio Barbosa cv logo 1 ; Manuel Bernardo Cunha cv logo 2 ; Augusto Silva cv logo 3

Date: 2013

Origin: Electrónica e Telecomunicações

Subject(s): sistemas digitais; Carta de Implicações; aprendizagem; sistemas digitais; Carta de Implicações; aprendizagem


Description
The Implication Chart is an algorithm used to simplify Finite State Machines which is a lectured part of the Digital Systems course, under the Engineering Electronics, Telecommunication and Informatics Department responsibility.The result of all the work presented here is an efficient toolused at the project stage of sequential components and useful in the learning support.Developed for Microsoft platforms, it uses Excel and VisualBasic for Applications, as the tool support and programminglanguage respectively.The programming code of the algorithm engine has beengiven double function: used in the tool presented here andintegrates the Mathematical Education Project platform asan engine of exercises resolution.At the end, we hope that this document will transmit theidea that, it’s possible to build useful scenarios in the learning process, with common tools. A Carta de Implicações é um algoritmo de simplificação de Máquinas de Estados Finitos e faz parte do conteúdo programático da disciplina de Sistemas Digitais leccionada no Departamento de Engenharia Electrónica, Telecomunicações e Informática.O trabalho que aqui se apresenta resultou na conquista deuma ferramenta eficaz na fase de projecto de dispositivossequenciais e útil no suporte à aprendizagem.Desenvolvida para plataformas Microsoft, utiliza o Excel e oVisual Basic para Aplicações, como suporte e linguagem deprogramação respectivamente.Ao código do algoritmo foi dada dupla função: utilizado naferramenta aqui apresentada e serve na plataforma doProjecto Matemática Ensino como motor resolvente deexercícios.No fim, espera-se que este documento consiga transmitir aideia de que, é possível recriar cenários úteis à aprendizagem, a partir de ferramentas comuns.
Document Type Article
Language Portuguese
Editor(s) ;
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU