Detalhes do Documento

Promover a comunicação e partilha em ambientes pessoais de aprendizagem: O caso...

Autor(es): Carlos Santos cv logo 1 ; Luís Pedro cv logo 2 ; Sara Almeida cv logo 3

Data: 2012

Origem: Indagatio Didactica

Assunto(s): Sapo Campus; Web 2.0; Ambiente Pessoal de Aprendizagem; Comunicação; Partilha


Descrição
O SAPO Campus (SC) é uma plataforma integrada de serviços da Web 2.0 suportada institucionalmente que permite aos seus utilizadores a publicação e partilha de diversos tipos de conteúdos e fontes de informação. Contudo, mais do que um espaço social de publicação de conteúdos, o SC pretende que os utilizadores possam desenvolver o seu próprio espaço pessoal de aprendizagem, construído com os conteúdos e informações partilhados pela comunidade com mais interesse para si. É neste sentido que surge o conceito ShaPLE (Shared Personal Learning Environment, ou em português - ambiente pessoal de aprendizagem partilhado) que, enquanto projeto de I&D, pretende promover a dimensão social e comunicativa do SC, enfatizando os mecanismos de partilha e colaboração existentes na plataforma. Com o presente artigo, pretende se explorar os conceitos e caraterísticas inerentes ao SAPO Campus e apresentar os pressupostos do conceito emergente - o ShaPLE - enquanto motor de dinamização e partilha dos ambientes pessoais de aprendizagem dos utilizadores da plataforma.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia