Detalhes do Documento

A atual formação de professores no contexto do paradigma inclusivo: algumas con...

Autor(es): Lopes, Maria Celeste de Sousa; Escola Superior de Educação de Fafe Universidade Portucalense cv logo 1

Data: 2013

Origem: Saber & Educar

Assunto(s): Formação; Professores; Saberes; Educação inclusiva; Diferenciação; Training; Teachers; Knowledge; Inclusive education; Differentiation; Formation; Enseignants; Savoirs; Inclusive éducation; Différenciation; Formación; Profesores; Conocimiento; Educación inclusiva; Diferenciación


Descrição
A formação profissional dos professores e a educação inclusiva são temas que se interligam e que devem continuar a merecer a atenção de todos os que se interessam pelos problemas educativos. Este artigo pretende, assim, fazer uma pequena reflexão sobre os temas em questão e contribuir para uma melhor formação e construção de uma escola inclusiva. Tenta constatar alguns factos e delinear algumas soluções a partir de uma revisão bibliográfica que articula com os dados encontrados em dois estudos empíricos recentes. The training of teachers and inclusive education are issues that are interconnected and should continue to deserve the attention of all who are interested in educational problems. This article thus seeks to do a little reflection on the issues in question and contribute to better training and building an inclusive school. Tries to find some facts and outline some solutions from a literature review that articulates with the data found into recent empirical studies. La formation des enseignants et l’éducation inclusive sont des questions qui sont interconnectés et qui devraient continuer à mériter l’attention de tous ceux qui s'interessent aux problèmes éducatifs. Cet article vise, donc, à faire une petite réflexion sur les enjeux en question et à contribuer à une meilleure formation des enseignants et à la construction d’une école inclusive. Il essaie à constater quelques faits et à esquisser quelques solutions à partir d’une revue de la littérature qui s’articule avec les données trouvées dans deux études empiriques récentes. La formación de los docentes y la educación inclusiva son temas que están interconectados y deben continuar mereciendo la atención de todos los que están interesados en los problemas educativos. En este artículo se pretende, pues, hacer un poco de reflexión sobre los temas en cuestión y contribuir a mejorar la formación y la creación de una escuela inclusiva. Trata de encontrar algunos datos y resumen de algunas de las soluciones de una revisión de la literatura que se articula con los datos que se encuentran en dos estudios empíricos recientes.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
Editor(es) ; ; ;
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia