Document details

Author(s): Marques, Cláudia cv logo 1 ; Martins, Filomena cv logo 2

Date: 2012

Origin: Saber & Educar

Subject(s): Droits de L'Homme; Droits Culturels; Diversité; Human rights; Cultural rights; Diversity; Derechos humanos; Derechos culturales; Diversidad


Description
O intenso processo de mudanças culturais existente nas sociedades atuais leva ao reconhecimento do seu caráter multicultural, à constatação da pluralidade cultural e linguística existente. Perante esta realidade torna-se necessário educar para a vivência de uma cidadania multidimensional e planetária, consonante com os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável. Assim, é nosso intuito, apresentar neste texto um estudo elaborado a partir de um programa de intervenção com uma turma do 1º Ciclo do Ensino Básico que teve como objetivo compreender a importância de uma sensibilização à diversidade linguística e cultural, evidenciando modificações nas representações dos participantes no estudo, com especial enfoque numa dimensão ética e afetiva da educação. Résumé Les processus de changements culturels existants dans les sociétés actuelles conduitent à la reconnaissance de son caractère multiculturel et à la conclusion de la pluralité culturelle et linguistique existante. Face à cette réalité, il est nécessaire d’éduquer pour l’expérience d’une citoyenneté multidimensionnelle et planétaire, en conformité avec les droits de l’homme et du développement soutenable. Ainsi, il est de notre intention présenter dans ce texte une étude enlevé d’un programme d’intervention avec de l’enseignement primaire qui vise à comprendre l’importance d’une sensibilisation à la diversité culturelle et linguistique, en montrant des modifications dans les représentations des participants à l’étude, avec un accent particulier sur une dimension éthique et l’éducation affective. The intense process of cultural change of societies leads to the recognition of its multicultural character. Faced with this reality it becomes necessary educate to a multidimensional citizenship and planetary, consonant with human rights and sustainable development. It is therefore our intention, to present a study from an intervention program in a primary school class. The aim of the study is to understand the importance of a language and cultural awareness, spotlighting modifications in representations of participants in the study, with special focus on affective and ethical dimension of education. El intenso proceso de cambios culturales existentes en las sociedades actuales conduce al reconocimiento de su carácter multicultural, el hallazgo de la pluralidad cultural y lingüística vigente. Dada la realidad es necesario educar para la experiencia de una ciudadanía planetaria y multidimensional, en consonancia con los derechos humanos y el desarrollo sostenible. Por lo tanto, es nuestra intención presentar en este texto un estudio proveniente de un programa de intervención con una clase de educación primária destinada a comprender la importancia de una sensibilización a la diversidad cultural y lingüística, mostrando las modificaciones en las representaciones de los participantes en el estudio, con un enfoque especial en una dimensión ética y educación afectiva.
Document Type Article
Language Portuguese
Editor(s) ; ; ;
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU