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Problemáticas energéticas e de lixo doméstico em educação científica para todos...

Author(s): Pedrosa, Maria Arminda cv logo 1 ; Leite, Laurinda cv logo 2

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/9935

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Energia; Lixo doméstico; Educação científica para todos; Educação para o desenvolvimento sustentável; Orientações curriculares na educação científica para todos; Energy; Domestic waste; Science education for all; Education for sustainable development; Science curriculum orientations for all


Description
Desenvolvimento Sustentável reclama articulação de políticas e reorientação da educação para estimular exercícios informados, fundamentados, coerentes e responsáveis de cidadania. A educação científica deverá, pois, endereçar problemas ambientais actuais (e.g., gestão de lixos), abordando-os, nas dimensões científicas e pedagógicas, como nas ideológicas e éticas, necessárias para se compreender, articular e configurar direitos e deveres (individuais e colectivos). Este texto apresenta resultados de estudos realizados na União Europeia, pertinentes para contextualização de problemáticas ambientais, analisa como as orientações curriculares para a educação científica no 3° ciclo do ensino básico, em Portugal, abordam energia e lixo doméstico, avalia a importância relativa que lhes é atribuída e, numa perspectiva de educação para a sustentabilidade, discute meios para catalisar inovações necessárias.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
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