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Problemáticas energéticas e de lixo doméstico em educação científica para todos...

Autor(es): Pedrosa, Maria Arminda cv logo 1 ; Leite, Laurinda cv logo 2

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/9935

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Energia; Lixo doméstico; Educação científica para todos; Educação para o desenvolvimento sustentável; Orientações curriculares na educação científica para todos; Energy; Domestic waste; Science education for all; Education for sustainable development; Science curriculum orientations for all


Descrição
Desenvolvimento Sustentável reclama articulação de políticas e reorientação da educação para estimular exercícios informados, fundamentados, coerentes e responsáveis de cidadania. A educação científica deverá, pois, endereçar problemas ambientais actuais (e.g., gestão de lixos), abordando-os, nas dimensões científicas e pedagógicas, como nas ideológicas e éticas, necessárias para se compreender, articular e configurar direitos e deveres (individuais e colectivos). Este texto apresenta resultados de estudos realizados na União Europeia, pertinentes para contextualização de problemáticas ambientais, analisa como as orientações curriculares para a educação científica no 3° ciclo do ensino básico, em Portugal, abordam energia e lixo doméstico, avalia a importância relativa que lhes é atribuída e, numa perspectiva de educação para a sustentabilidade, discute meios para catalisar inovações necessárias.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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