Document details

Contributos de uma colaboração : a estatística e a comunicação matemática numa ...

Author(s): Martinho, Maria Helena cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/9842

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Comunicação; Colaboração; Estatística


Description
Este artigo apresenta o trabalho realizado por uma professora com alunos de uma turma do 5º ano ao longo da unidade de estatística, durante o mês de Maio de 2005. A planificação da unidade foi construída no âmbito do trabalho de um grupo colaborativo que envolvia três professoras de uma escola básica e uma investigadora, a autora do artigo. Pretende-se analisar de que forma o papel de uma professora, bem como as suas práticas, na leccionação da unidade de estatística podem ser problematizadas no âmbito de um trabalho colaborativo. Note-se que a unidade de estatística é trabalhada de forma progressiva ao longo dos diferentes anos de escolaridade, sendo-lhe dedicado, em cada um, um tempo relativamente reduzido. Por vezes, o trabalho realizado exige do aluno relativamente pouco, podendo este tomar uma atitude passiva de leitor e consumidor de informação. Através do trabalho no âmbito da estatística é possível desenvolver no aluno uma atitude crítica e construtiva criando oportunidades para que desenvolva a intuição, explore situações da vida real e aprenda a raciocinar. Estes factos indicam a pertinência de investigações sobre a prática que incidam sobre esta unidade curricular propondo aos alunos trabalhos mais envolventes e desafiantes. A importância da aprendizagem da estatística, criando a possibilidade do aluno se envolver em todo o processo de construção, recolha e tratamento de dados, levou a que se programasse uma unidade em torno de um só tema e com base apenas no trabalho construído pelos alunos. A criação de condições para que o aluno possa desenvolver competências críticas e de produção de informação ao nível da literacia estatística, foi uma das preocupações do grupo e acima de tudo da professora. Este estudo segue uma metodologia qualitativa, no quadro de um paradigma interpretativo. Insere-se num estudo mais amplo que se estruturou em três estudos de caso, relativos a cada uma das professoras que participaram no grupo colaborativo. Este artigo centra-se no caso de uma das professoras envolvidas, em particular, no trabalho realizado em torno da planificação, implementação e discussão de uma unidade de ensino. Os dados recolhidos para análise correspondem à observação de cinco aulas gravadas e transcritas bem como das reuniões do grupo, também estas sujeitas a gravação e transcrição. O trabalho realizado nesta unidade contribuiu de forma particular para o desenvolvimento profissional de Maria, para a mudança das suas práticas. Maria considerou que o grupo de trabalho colaborativo teve um papel primordial para que se consciencializasse da importância da elaboração de representações matemáticas pelos alunos e da necessidade de trabalhar mais a comunicação na sala de aula. Reconhece que algumas das suas opções no decorrer das aulas foram tomadas em consequência das discussões do grupo.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU