Autor(es):
Carvalho, Marisa
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/9766
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Dissertação de mestrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar) O presente estudo tem como objectivo avaliar o papel dos pais no desenvolvimento
vocacional e execução de planos de carreira dos seus filhos tal como perspectivado por
pais, filhos, professores e profissionais de orientação. Este estudo prossegue investigação
anterior sobre os modelos de intervenção vocacional no Ensino Secundário (Pinto, Taveira
& Fernandes, 2003). Além disso, enquadra-se na linha de investigação sobre a influência
parental no desenvolvimento vocacional (Gonçalves, 1997, 2006; Pinto & Soares, 2001,
2002; Soares, 1998; Whiston & Keller, 2004a; Young, 1994). A primeira parte da
dissertação revê criticamente a investigação conceptual e empírica sobre o processo de
tomada de decisão vocacional e, mais especificamente, a influência da família no mesmo. A
segunda parte diz respeito ao estudo empírico das concepções emergentes sobre o papel
dos pais na execução de planos de carreira dos seus filhos. Através do método de grounded
theory (cf. Strauss & Corbin, 1994, 1998) foram investigadas as perspectivas emergentes
de um total de 119 participantes, a saber: 46 alunos, 16 pais, 34 professores e 23
profissionais de orientação. O estudo analítico realizou-se com base nas respostas à
questão aberta “Para promover e apoiar o desenvolvimento da carreira dos estudantes do
10ºano, enuncie o que, em seu entender, devem fazer os pais ou encarregados de
educação?”, parte integrante de um questionário mais vasto desenvolvido por Pinto e
colaboradores (Pinto, 2000). Procedeu-se à codificação aberta das respostas, tendo
emergido três temas principais da influência parental na carreira: (i) atitudes parentais,
(ii) interacção familiar e (iii) actividades realizadas e promovidas pelos pais, temas estes
que integram categorias e sub-categorias diversas. Assim, de um modo geral, os
participantes evidenciam o reconhecimento do papel dos pais no desenvolvimento
vocacional dos filhos, através de atitudes parentais mais ou menos directivas, específicas e
intencionais, da interacção com os filhos, variável em função de padrões relacionais e
comunicacionais, e da concretização de actividades tais como a colaboração com a escola,
a promoção de oportunidades/experiências e o conhecimento do/a filho/a. Embora mais
investigação seja necessária, os dados traduzem a necessidade da intervenção vocacional
se estender além do sistema pessoal, contemplando assim os contextos de vida e o seu
papel no desenvolvimento da carreira. The main goal of this study is to assess parents’ role in the vocational development
and in the career choice implementation of children in highschool, in the perspective of
parents, children and, also, teachers and career counselors. This study continues a
previous investigation on models of vocational interventions in Portuguese Secondary
Schools (Pinto, Taveira & Fernandes, 2003). Moreover, it follows the inquiry line on the
parental influence in the children and adolescent vocational development (Gonçalves,
1997, 2006; Pinto & Soares, 2001, 2002; Soares, 1998; Whiston & Keller, 2004a; Young,
1994). The first part of this dissertation revises in a critical way the conceptual and
empirical investigation on the process of career decision making and, more precisely, the
family’s influence on it. The second part respects to the empirical study on the emerging
concepts about parents’ role in the execution of career plans and decisions. Through the
method of grounded theory (cf. Strauss & Corbin, 1994, 1998) were investigated the
emerging perspectives of a total of 119 participants, they were: 46 pupils, 16 parents, 34
teachers and 23 career counselors. The answers to the open question “In your opinion,
what can parents do to promote the career decision making and development of their 10th
grade school children?” was analysed, taking into consideration the children, parents,
teachers and career counsellors perspectives. The results evidenced the emergence of the
following themes of parental influences: (i) parental attitudes, (ii) family interaction and
(iii) activities with and promoted by the parents. Each one of the referred themes is
organized in categories and sub-categories, which varies according to the considered
group. In general terms, the participants recognize the parents’ role on their children
career decision making and development through parental attitudes more or less directed,
specific and intentional, interaction with the students, which varies in function to
relational and communication standards, and concreteness of activities such as
collaborating with school, promoting opportunities and knowledge of the child. Although
more research in this theme is needed, the results show the need of expanding vocational
interventions through personal systems, observing the contexts of life and its role in the
decision making and career development.