Document details

Ensino/aprendizagem de "porta aberta" ao mundo do trabalho

Author(s): Nobre, A. cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/9634

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Aproximação à sociedade; Partilha de experiências; Desenvolvimento de espírito crítico; Formação e transição para o mundo de trabalho


Description
Microbiologia Industrial, uma unidade curricular do plano de estudos pré-Bolonha da licenciatura em Biologia Aplicada, mas inserida numa experiência piloto de integração de novas metodologias de ensino/aprendizagem/avaliação, foi em parte substituída, após adequação, pela unidade curricular Microbiologia Aplicada da mesma licenciatura. Ambas comungam de uma vertente aplicada muito sólida e assentam na assimilação/maturação de novos conteúdos, a par com a integração de conhecimentos e competências adquiridas ao longo da licenciatura. Este trabalho pretende contribuir com o relato de algumas estratégias que fui implementando e aperfeiçoando de modo empírico ao longo dos anos pré e pós-Bolonha, enquanto única docente responsável por ambas as unidades curriculares, tendo em vista: a estimulação de um pensamento aberto e integrado, a familiarização dos alunos com a aplicação dos conceitos em contexto real, bem como, o desenvolvimento do seu espírito crítico enquanto cidadãos conscientes e responsáveis. Nesse sentido foram agendados(as) ao longo da disciplina: momentos abertos de discussão com antigos alunos da mesma licenciatura mas já inseridos em contexto de trabalho, visitas de estudo a empresas que laboram no âmbito de conteúdos programáticos abordados, a construção de um álbum de recortes com títulos a propósito retirados da imprensa diária, entre outros.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU