Autor(es):
Fontes, Liseane P. T. L.
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/9601
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Misturas betuminosas; Betume-borracha; Fadiga; Deformação permanente; Propagação de fendas; Dimensionamento de pavimentos; Reabilitação de pavimentos; Bituminous mixtures; Asphalt rubber; Fatigue; Permanent deformation; Crack propagation; Pavement design; Pavement rehabilitation
Descrição
Tese de Doutoramento em Engenharia Civil - Vias de Comunicação O Brasil é um país que possui o sistema de transporte terrestre apoiado essencialmente em
rodovias. A idade avançada dos pavimentos rodoviários brasileiros e o eminente crescimento
do tráfego e da acção das cargas de roda cada vez mais intensas, têm levado os pavimentos
flexíveis a um acelerado processo de deterioração no qual o uso de técnicas de reabilitação
empregando materiais convencionais não mais alcançam um comportamento mecânico
adequado.
Por outro lado, a utilização de betumes modificados constitui uma alternativa na busca
crescente de novos materiais que melhorem as propriedades estruturais das camadas
betuminosas. É neste contexto que as misturas betuminosas com betume modificado com
borracha de pneus usados têm sido utilizadas com o objectivo do melhoramento da
capacidade estrutural de pavimentos flexíveis novos e reabilitados, além de ser uma solução
para o problema do depósito inadequado dos pneus insersíveis. No entanto, o Brasil carece da
avaliação do comportamento mecânico de misturas com betume-borracha.
O presente trabalho tem como objectivo contribuir para o estudo de misturas betuminosas
com betume-borracha produzidos a partir do processo húmido através de uma investigação
experimental que procurou avaliar as propriedades e o desempenho mecânico destas misturas,
optimizando uma mistura com a melhor capacidade estrutural. Foram utilizados dois tipos
betumes-borracha provenientes do processo húmido, produzidos em laboratório através do
sistema continuous blend e em unidade industrial, pelo sistema terminal blend. Foram
produzidas misturas betuminosas utilizando-se dois tipos de granulometria, nomeadamente
dense graded e gap graded.
O trabalho apoiou-se no estudo das propriedades do betume e da borracha de pneus, na sua
interacção e no comportamento mecânico (módulo, fadiga e deformação permanente) das
misturas betuminosas produzidas com estes materiais. Os parâmetros de dosagem através da
metodologia Marshall reavaliados para utilização em misturas com betume modificado. Além disto, foi realizada a avaliação da capacidade destas misturas em reduzir a propagação de
fendas, recorrendo a ensaios laboratoriais e modelação numérica através de elementos finitos.
A optimização da mistura de melhor desempenho foi escolhida após o dimensionamento de
um pavimento, no qual foi utilizada a análise empírico-mecanicista. O efeito da propagação
de fendas em misturas com betume-borracha foi avaliado através da reabilitação de um
pavimento, considerando a influência deste fenómeno.
Os resultados mostraram que, em relação à mistura convencional, produzida com betume
convencional, a incorporação da borracha no betume produz melhorias consideráveis em
termos de comportamento elástico e aumento da resistência à fadiga e da resistência à
deformação permanente, além da capacidade de retardar a propagação de fendas.
O uso de misturas betuminosas com betume-borracha mostrou constituir uma excelente
alternativa para aplicação em camadas de revestimento de pavimentos flexíveis,
proporcionando uma significativa melhoria da capacidade estrutural. The terrestrial transport system in Brazil is essentially supported on highways. Brazilian
pavements are old and the eminent growth of traffic and more and more intense vehicle loads
have accelerated the deterioration process of flexible pavements, in which the use of
rehabilitation techniques using conventional materials no more reach an appropriate
mechanical behaviour.
On the other hand, the use of mixtures with modified binders constitutes a suitable alternative
in the growing search for new materials that may improve the structural properties of the
bituminous layers. It is in this context that bituminous mixtures with asphalt rubber have been
used in order to improve the structural capacity of new flexible pavements and of rehabilitated
ones, besides being a solution to the problem of waste tire disposal. Neverthless, Brazilian
experts have not developed further knowledge on the mechanical behaviour of materials
modified with asphalt rubber.
This work has as a main objective to contribute for the study of bituminous mixtures with
asphalt rubber produced by the wet process through an experimental research that aimed at
evaluating the properties, the behaviour and the mechanical performance of those mixtures, in
order to obtain a mixture with an optimised structural capacity. Two types of asphalt rubber
were used after being produced in laboratory through the continuous blend system and in an
industrial plant, through the terminal blend system. The gradations of the bituminous mixtures
were dense graded and gap graded.
The work was based on; the study of properties of bitumen and crumb rubber from tires; the
interaction between bitumen and rubber; the mechanical behaviour (dynamic modulus, fatigue
and permanent deformation resistance) of the bituminous mixtures produced with those
materials. The design parameters through the Marshall methodology were revalued for
mixtures with modified bitumen. The evaluation of the capacity of these mixtures to reduce
crack propagation was made through the laboratorial tests and the numerical analysis based on the finite element method. In order to select the best optimized mixture, a pavement was
designed, using the empirical-mechanistic analysis. The effect of crack propagation in asphalt
rubber mixtures was evaluated through the rehabilitation pavement design, considering the
influence of this phenomenon.
The results showed that, in relation to conventional mixtures, produced with conventional
bitumen, the incorporation of rubber in the bitumen considerably improves the elastic
behaviour of the resulting mixtures, increasing their resistance to fatigue and permanent
deformation, as well their capacity to delay cracking propagation.
The use of bituminous mixtures with asphalt rubber demonstrated to constitute an excellent
alternative to be applied in flexible pavements, what will result in a significant improvement
of their structural capacity.
Tipo de Documento
Tese de Doutoramento
Idioma
Português
Orientador(es)
Pereira, Paulo A. A.; Trichês, Glicério; Pais, Jorge C.