Autor(es):
Ribeiro, Ana Margarida da Costa
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/9476
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): narrativa; audiovisual; cinema; publicidade; produção; ritmo; narrative; advertising; production; rhythm
Descrição
Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia) O cariz espectacular demonstrado nos anúncios publicitários da actualidade faz-nos pensar em
como se passou de um filme publicitário em que o objectivo era apenas mostrar e informar a existência
de um produto ou serviço, para um filme cujo intuito é ir mais além destes objectivos. Os filmes
publicitários dos dias de hoje têm como principal finalidade captar a atenção do espectador,
surpreendendo-o e seduzindo-o emocionalmente, recorrendo ao expoente máximo da linguagem
audiovisual. Considerando a intensidade da sua narrativa, assistimos a um anúncio publicitário como
se de uma narrativa cinematográfica se tratasse.
Procurou-se entender como é que as produções audiovisuais publicitárias são influenciadas de
modo a adquirir este cunho cinematográfico. Chegou-se assim à construção da hipótese de partida
para esta dissertação, que procura entender de que modo é que a narrativa audiovisual publicitária se
aproxima à narrativa audiovisual cinematográfica.
Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para enquadrar apropriadamente esta hipótese de
estudo, definindo os vários aspectos que caracterizam ambas as narrativas. Como metodologia de
trabalho optámos por proceder à análise comparativa entre os dois tipos de narrativa. Seleccionou-se
uma produção audiovisual para cada tipo de narrativa, de origem portuguesa e que se enquadrasse no
mesmo género. Em cada obra audiovisual foram analisados parâmetros de produção e de ritmo.
Averiguámos que é na etapa de produção que se encontram as maiores diferenças, o modo e
valor de financiamento e o tempo dispendido para cada uma delas. Assim, nas restantes etapas de
produção verifica-se uma grande semelhança bem como nos parâmetros de ritmo. A narrativa
audiovisual publicitária aproxima-se da narrativa audiovisual publicitária utilizando características
inerentes ao ritmo do cinema de acção tal como cortes rápidos e quadros preenchidos. A publicidade
audiovisual adopta os conceitos e técnicas cinematográficos, baseando-se na construção clássica da
narrativa e trabalhando com as mais recentes tecnologias, mas, dado o curto período de duração e a
necessidade de nesse período cativar a atenção do espectador, apenas trabalha os momentos chave
de uma narrativa e mostra-a ao espectador recorrendo aos melhores artifícios audiovisuais. The spectacular aspect demonstrated in advertisements nowadays makes us wonder how an
advertising movie, which had as its goal to show and inform about the existence of a product or service,
changed into a movie whose intent is to overcome these objectives. Advertising movies of our time have
as a main goal to capture the viewer’s attention. The intention today is to leave the viewer emotionally
surprised and seduced, resorting to the highest exponent of the audiovisual language. Regarding the
intensity of its narrative, we watch an advertisement as if it were a cinematographic narrative.
We tried to understand how the advertising audiovisual productions are influenced so as to
acquire this cinematographic form. This way, we came to the construction of this dissertation’s starting
point, which tries to understand how the advertising audiovisual narrative resembles the
cinematographic audiovisual narrative.
A bibliographic search was made in order to properly fit this study hypothesis, determining the
several aspects that characterize both narratives. As our work methodology, we chose to make a
comparative analysis between both narratives. We selected a Portuguese audiovisual production for
each narrative type that fit the same genre. We analysed production and rhythm parameters in both
audiovisual works.
We determined that the biggest differences are in the production stage: the financing method and
value and the time spared for each one of them. So, we verified a great similarity in the remaining
stages of production as well as in the rhythm parameters. The advertising audiovisual narrative
resembles the cinematographic audiovisual narrative using characteristics inherent to the rhythm in
action cinema as quick cuts and filled frames. The audiovisual advertising adopts the cinematographic
concepts and techniques, basing itself on the classic narrative construction and working with the most
recent technologies. However, since it has a short time of duration and it needs to captivate the
viewer’s attention, it only works the key moments of a narrative and shows it to the viewer, resorting to
the best audiovisual skills.