Author(s):
Neves, Lúcia Maria Mendes Fragoso
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/9031
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Description
Tese de Doutoramento em Psicologia (área de Conhecimento em Psicologia Clínica) A teoria da vinculação (Bowlby, 1969/1984; 1973; 1980) e os seus conceitos
sobre a construção da primeira relação íntima, o desenvolvimento da vinculação e o seu
papel na formação da personalidade, bem como as suas implicações clínicas,
constituíram a matriz deste trabalho. Estudos longitudinais, desenvolvidos nas últimas
décadas, têm vindo a estabelecer uma forte associação entre as organizações da
vinculação e o desenvolvimento emocional e social (Grossmann, Grossman, & Kindler,
2005; Sroufe, Egeland, Carlson, & Collins, 2005a,b; Steele & Steele, 2005) e a revelar
trajectórias desenvolvimentais, que ilustram uma relação estreita entre a experiência
precoce e a psicopatologia na infância, adolescência e no estado adulto (Sroufe,
Egeland, Carlson, & Collins, 2005b).
O estudo das emoções relacionadas com a organização da vinculação tem vindo a
ser igualmente alvo de investigação, em particular, procurando-se compreender as
relações entre a regulação emocional e as trajectórias desenvolvimentais adaptativas e
patológicas (Bowlby, 1969/1984, 1973, 1980, 1988a,b; Kobak, 1999; Mikulincer,
Shaver & Pereg, 2003; Sroufe, 1996). A perspectiva clínica de Guidano (1987, 1991)
sobre as perturbações alimentares ilustra esta orientação, ao conceptualizar estas
perturbações como uma organização de significado pessoal, em que as relações de
vinculação e as emoções têm um papel decisivo.
O presente trabalho avalia as relações entre a vinculação, os episódios emocionais
e a compreensão emocional nas perturbações alimentares. A investigação empírica
incluiu três amostras: um grupo não-clínico (N=20), um grupo clínico (N=20) e, ainda,
um segundo grupo clínico (N=60), os dois últimos constituídos por pacientes do sexo
feminino, com perturbação do comportamento alimentar. Foram desenvolvidos dois
estudos. O primeiro estudo teve por objectivo comparar o grupo clínico (N=20) e o grupo não-clínico (N=20), relativamente à organização da vinculação, episódios
emocionais e compreensão emocional. O segundo estudo procurou examinar, no
segundo grupo clínico (N=60), as diferenças entre o grupo restritivo e o grupo purgativo
em relação à vinculação, episódios emocionais e compreensão emocional.
Adicionalmente, compararam-se os grupos em relação à psicopatologia geral (SCL-90R)
e alimentar (EDI).
As participantes responderam à Adult Attachment Interview - AAI (George,
Kaplan, & Main, 1985). As entrevistas foram cotadas através do método do Q-Sort
(Kobak, 1993; Pinho, Neves, Jongenelen, Martins, Henriques, Figueiredo, Matos,
Gonçalves, Silva, & Soares, 1998), o que possibilitou a classificação dos sujeitos de
acordo com os três padrões da vinculação (Seguro, Desligado e Preocupado), com as
estratégias da vinculação (Segurança-insegurança e Hiperactivação-desactivação) e,
ainda, em função dos mega-itens da vinculação (Kobak, 1993; Pinho, 2000). Os
episódios emocionais foram extraídos da AAI, das respostas às questões críticas da
vinculação, e cotados com base num manual desenvolvido para o efeito (Neves,
Machado, Soares, Fonseca, Dias, Alves, Barros, Felgueiras, Klein, Ramalho, & Martins,
2005a). Os episódios emocionais foram ainda classificados, com base numa lista de
emoções básicas (Korman, 1998; Shaver, Schwartz, Kirson, & O’Connor, 1987;
Vilarinho, 2003). A compreensão emocional foi obtida igualmente na AAI, a partir das
respostas às questões críticas da vinculação, com base nas escalas do Reconhecimento
da perturbação e da Resolução da perturbação, e tendo presente um manual elaborado
para esse fim (Neves, Soares, Machado, Fonseca, Dias, Alves, Barros, Felgueiras,
Klein, Ramalho, & Martins, 2005b).
No primeiro estudo, observaram-se diferenças significativas entre o grupo clínico
e não-clínico. Quanto à organização da vinculação, o grupo clínico revelou uma maior
percentagem de sujeitos com um padrão de vinculação Preocupado, valores superiores
em mega-itens relativos à insegurança da vinculação (Ruptura familiar e
Emaranhamento familiar) e inferiores em mega-itens relativos à segurança da
vinculação (Mãe base segura e Pai disponível), e um predomínio de estratégias de
hiperactivação. No que respeita aos episódios emocionais, verificou-se no grupo clínico,
por comparação com o grupo não-clínico, uma menor proporção de Episódios
emocionais indeterminados. Em relação à compreensão emocional, observou-se um
maior Reconhecimento da perturbação no grupo clínico.
No que respeita às relações entre vinculação e compreensão emocional, os
resultados mostraram a existência de uma associação positiva, em ambos os grupos,
entre as estratégias de Segurança-insegurança da vinculação e a Resolução da
perturbação, e uma associação negativa verificada apenas no grupo clínico, entre as
estratégias de Segurança-insegurança e o Reconhecimento da perturbação em questões
normativas e em questões não-normativas. Quanto às relações entre episódios
emocionais e compreensão emocional, verificaram-se, apenas no grupo não-clínico,
associações positivas entre os Episódios emocionais de valência positiva e um conjunto
de variáveis da compreensão emocional e associações negativas entre algumas destas
variáveis e os Episódios emocionais indeterminados. No grupo clínico, observaram-se
associações positivas entre os Episódios emocionais de valência negativa e diversas
variáveis da compreensão emocional e associações negativas entre estas variáveis e os
Episódios emocionais de valência positiva.
A predição da pertença ao grupo clínico vs. não-clínico, realizada através de
análises de regressão, revelou o mega-item da vinculação Ruptura familiar como sendo
um preditor significativo, com um valor mais elevado no grupo clínico.
No segundo estudo, constataram-se igualmente diferenças significativas entre o
grupo restritivo e o grupo purgativo. Em relação à organização da vinculação, o grupo
purgativo incluiu uma maior percentagem de sujeitos com um padrão de vinculação
Preocupado, valores superiores em mega-itens relacionados com a insegurança da
vinculação (Ruptura familiar, Preocupado e Emaranhamento familiar) e um predomínio
de estratégias de hiperactivação.
Quanto às relações entre vinculação e compreensão emocional, observaram-se no
grupo restritivo associações positivas entre as estratégias de Segurança-insegurança da
vinculação e variáveis da compreensão emocional. No que respeita às relações entre
episódios emocionais e compreensão emocional, observaram-se, apenas no grupo
purgativo, associações positivas entre os Episódios emocionais indeterminados e
variáveis da compreensão emocional e associações negativas entre os Episódios
emocionais de valência negativa e um conjunto de variáveis da compreensão emocional.
No que respeita à psicopatologia geral (SCL-90R), verificaram-se no grupo
purgativo valores mais elevados de Somatização e Ansiedade, e em relação à
psicopatologia alimentar (EDI) verificaram-se, também no grupo purgativo, valores
superiores ao nível do Impulso para emagrecer, Bulimia, Consciência interoceptiva e Insatisfação corporal. Observaram-se ainda associações significativas entre a
psicopatologia geral e alimentar, em cada um dos grupos.
As análises de regressão realizadas para predição da pertença ao grupo restritivo
vs. purgativo revelou que as estratégias de Hiperactivação-desactivação, os Episódios
emocionais de valência negativa e a Bulimia constituíram preditores significativos, com
valores superiores no grupo purgativo.
Os resultados foram discutidos à luz dos modelos teóricos da vinculação e das
emoções e também com base na investigação empírica nestes domínios, no quadro do
desenvolvimento normativo e das perturbações do comportamento alimentar. The attachment theory (Bowlby, 1969/ 1984; 1973; 1980) and its concepts about
the growth and development of the first intimate relationships, the ontogeny of
attachment, his role in personality development and its clinical implications, were the
matrix of this study. For the last two decades longitudinal studies have been showing a
great association between attachment organizations and results in emotional and social
development (Grossmann, Grossman, & Kindler, 2005; Sroufe, Egeland, Carlson, &
Collins, 2005a,b; Steele & Steele, 2005) and have revealed developmental pathways,
which illustrate associations between early experience and later disturbance in infancy,
adolescence and in adulthood (Sroufe, Egeland, Carlson, & Collins, 2005b).
The study of emotions related with the attachment organization has also been
investigated in an effort to understand the relationships between the emotional
regulation and the normative and pathological developmental pathways (Bowlby,
1969/1984, 1973, 1980, 1988a,b; Kobak, 1999; Mikulincer, Shaver & Pereg, 2003;
Sroufe, 1996). Guidano’s clinical perspective (1987, 1991) on eating disorders
illustrates this orientation by conceptualizing these disorders as an organization of
personal meaning, where attachment and emotions have a decisive role.
This work examines the relations between attachment, emotional episodes and
emotional understanding in eating disorders. The empirical research included 3 samples:
a non-clinical group (N=20), a clinical group (N=20) and a second clinical group
(N=60), the last two groups constituted by female patients with eating disorders. Two
studies were developed: the first aimed to examine the differences between the clinical
group (N=20) and the non-clinical group (N=20) in attachment, emotional episodes and
emotional understanding; the second examines, in the clinical sample (N=60), the
differences between the two groups of eating disorders – with restrictive and purgative
characteristics, in attachment, emotional episodes and emotional understanding. Additionally, we also related two groups to symptoms of general psychopathology
(SCL-90R) and to symptoms of eating disorders (EDI).
The participants have answered to the Adult Attachment Interview – AAI (George,
Kaplan, & Main, 1985). The AAI´s were transcribed and scored using attachment Q-Sort
(Kobak, 1993; Pinho, Neves, Jongenelen, Martins, Henriques, Figueiredo, Matos,
Gonçalves, Silva, & Soares, 1998), what has enabled the participants’ classification of
attachment in three attachment patterns (Secure, Dismissing and Preoccupied) and in
two dimensional attachment strategies (Security-insecurity and Deactivationhyperactivation),
as well as in mega-items of attachment (Kobak, 1998; Pinho, 2000).
The emotional episodes were extracted in AAI, from critical questions of attachment,
and scored with a manual produced for that purpose (Neves, Machado, Soares, Fonseca,
Dias, Alves, Barros, Felgueiras, Klein, Ramalho, & Martins, 2005a). The emotional
episodes were classified according to a list of basic emotions (Korman, 1998; Shaver,
Schwartz, Kirson, & O’Connor, 1987; Vilarinho, 2003). The emotional understanding
was also extracted in AAI, from critical questions of attachment, through two scales:
Recognition and Resolution of emotional conflict, according to a manual produced for
that purpose (Neves, Soares, Machado, Fonseca, Dias, Alves, Barros, Felgueiras, Klein,
Ramalho, & Martins, 2005b).
In the first study the results have showed differences between the clinical and the
non-clinical group, with the clinical group showing a great proportion of subjects with a
Preoccupied pattern, higher scores in mega-items related to insecurity (familiar Rupture
and familiar Enmeshement), lower scores in mega-items related to security (Mother
secure base and Father available) and a predominance of hyperactivating strategies of
attachment. Concerning emotional Episodes, the results have showed in clinical group a
less proportion of undetermined emotional Episodes. Regarding emotional
Understanding, the clinical group has showed a greater Recognition of emotional
conflict.
Concerning the relationships between attachment and emotional understanding,
the results have showed the existence of a positive association in both groups between
the Security-insecurity strategies of attachment and the Resolution of the emotional
conflict, and a negative association observed only in the clinical group, between the
strategies of Security-insecurity and the Recognition of emotional conflict in normative
and in non-normative questions. Regarding the relationships between emotional
episodes and emotional understanding, only in the non-clinical group were observed positive associations between the emotional Episodes of positive valence and a set of
variables of emotional understanding and negative associations between some of these
variables and the undetermined emotional Episodes. In the clinical group it was possible
to observe positive associations between the emotional Episodes of negative valence
and several variables of emotional understanding and negative associations between
these variables and the emotional Episodes of positive valence.
Regression analyses has shown a mega-item related to insecurity (familiar
Rupture) as a significant predictor of the clinical vs. non-clinical group, with higher
score in the clinical group.
In the second study significant differences between the groups with restrictive and
purgative characteristics have also been found. Concerning the attachment organization,
the purgative group was over-represented with the Preoccupied pattern and associated
with scores significantly higher in mega-items related to insecurity (familiar Rupture,
Preoccupied and familiar Enmeshment) and with hyperactivation strategies of
attachment.
Regarding the relationships between emotional attachment and emotional
understanding, positive associations between the strategies of Security-insecurity and
variables of the emotional Understanding were attested in the restrictive group.
Concerning the relationships between the emotional episodes and the emotional
understanding, only in the purgative group were observed positive associations between
the undetermined emotional Episodes and the variables of the emotional understanding
and negative associations between the emotional Episodes of negative valence and a set
of variables of the emotional understanding.
Furthermore, higher scores were found in the purgative group related to symptoms
of general psychopatology (SCL-90R) - Somatisation and Anxiety, and to symptoms of
eating disorders (EDI) - Drive for thinness, Bulimia, Interoceptive awareness and Body
dissatisfaction. Significant associations between symptoms of general psychopatology
and symptoms of eating disorders were found in two groups.
Regression analyses have shown that the Deactivation-hyperactivation strategies,
emotional Episodes of negative valence and Bulimia are significant predictors of the
restrictive group vs. purgative group, with higher values in the purgative group.
The results have been discussed bearing in mind not only theorical models of
attachment and emotions, but also the empirical approaches involved in the study of these issues, regarding the normative development and the organization of eating
disorders.