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Métodos de estudo em alunos do1º ano da Universidade

Autor(es): Vasconcelos, Rosa cv logo 1 ; Almeida, Leandro S. cv logo 2 ; Monteiro, Sílvia cv logo 3

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/8865

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Higher Education; Academic achievement; Study-habits; Ensino Superior; Rendimento académico; Hábitos de estudo


Descrição
O artigo analisa os métodos de estudo de uma amostra de alunos do 1º ano de uma Universidade de Portugal, no momento de ingresso na Universidade, maioritariamente de cursos de Engenharia. Utilizou-se o Inventário de Atitudes e Comportamentos Habituais de Estudo — IACHE, que contempla cinco sub-escalas: enfoque compreensivo; enfoque reprodutivo; percepções pessoais de competência; envolvimento no estudo; organização das actividades de estudo. A análise considera a nota de candidatura ao ensino superior e o género. Os resultados mostram que alunos com melhores classificações ao nível do ensino secundário apresentam pontuações mais altas nos itens reportados a um enfoque mais compreensivo que memorístico no estudo, assim como nos itens que traduzem percepções pessoais mais positivas de competência e de realização académica. Os alunos do sexo feminino apresentam, ainda, resultados mais elevados nas várias sub—escalas, inferindo—se níveis superiores de profundidade compreensiva e de envolvimento no estudo, assim como melhor organização das actividades escolares. This article analises the study methods of a freshmen group of Minho University at the moment they access higher education. Most of these students are from engineering courses. The IACHE inventory of attitudes and study habits was used. This inventory consists of five sub-scales: comprehensive approach; reproductive approach; personal perceptions of competencies; study envolvement; organization of the study activities. This research takes the entrance grade and the gender of the students into account. The results confirm the expectations, as students with higher grades at high school show higher levels in items regarding the comprehensive approach on the reproductive approach. These students have also higher levels on the personal positive perceptions scales on competency and academic achievement. Higher results on several sub-scales were verified for the female students, showing higher scores on the comprehensive approach and study involvement, as well better organisation of academic activities.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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