Autor(es):
Castro, Teresa Sofia Pereira Dias de
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/8857
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança - Área de Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação É verdade que desde os primórdios da humanidade estamos dependentes das
tecnologias, mas hoje mais do que nunca isso se verifica. São exemplo disso, o telemóvel
e o Messenger. Estas duas recentes e populares tecnologias de informação e
comunicação da sociedade contemporânea cativaram as crianças não sendo, por isso,
de estranhar o modo apaixonado como utilizam e manipulam no quotidiano estas
tecnologias que privilegiam a escrita.
Enquanto actores sociais, as crianças assumem um papel pioneiro no que diz
respeito às tendências tecnológicas em voga na sociedade de consumo globalizada.
Contudo, a forma como as crianças usam estas tecnologias na gestão do dia-a-dia
comunicacional e relacional é, ainda, pouco documentada cientificamente.
Há uma nova geração, com características de mobilidade e interactividade
próprias, cujo quotidiano, subordinado às novas tecnologias, assenta numa forma de
comunicar, relacionar e viver ainda desconhecido para nós.
Este estudo quantitativo visa estudar como crianças do 5º e 6º ano de duas
escolas do distrito de Braga utilizam o telemóvel e o Messenger; aferir se são
dependentes destes meios de comunicação; e verificar se as características sóciodemográficas
têm alguma influência na utilização destas tecnologias. It is true that from the origins of the humanity we are dependent on the
technologies, but today that happens more than ever. The mobile phone and the
Messenger, two of the most recent and popular information and communication
technologies of the contemporary society are an example of that. They fascinate
children and, therefore, it is not strange the way they use and manipulate in everyday
life these technologies that privilege the writing.
While social actors, children assume a pioneer role concerning the technological
tendencies of nowadays globalized consumption society. Nevertheless, the way children
use these technologies in the management of day to day communicational and relational
life is still very little scientifically documented.
There is a new generation, which everyday life is subordinated to the new
technologies, with its own characteristics of mobility and interactivity and a way of
communicating, relating and living, still unknown for us.
This quantitative research aims to study how children of the 5th and 6th grade
from two schools on the district of Braga use the mobile phone and the Messenger; to
check if they are dependants of these media; and verify if social-demographic
characteristics influence in the use of these technologies.