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Desenvolvimento do conceito de motor sobre-expandido : análise teórica, numéric...

Autor(es): Martins, Jorge cv logo 1 ; Ribeiro, Bernardo Sousa cv logo 2

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/8788

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Motores de combustão interna; Ciclo sobre-expandido; Rendimento; Ciclo Miller


Descrição
Os motores de combustão interna de ciclo Diesel têm, convencionalmente, maior rendimento que os motores de ignição comandada. Porém, é possível, com recurso a técnicas de variação de abertura de válvulas e de variação de taxa de compressão, aumentar o rendimento de motores de ignição comandada para valores superiores aos dos motores Diesel. Este trabalho relata o potencial de alteração do vulgar ciclo Otto para outros ciclos de ignição comandada com elevado rendimento, mesmo superior ao do ciclo Diesel. Esta demonstração é feita de 3 modos: pelo recurso à termodinâmica base; usando modelação de funcionamento de motores; e por testes laboratoriais, usando um motor Diesel que é convertido em ciclo Otto, ao qual se varia a duração de abertura da válvula de admissão e o valor da taxa de compressão. Prova-se, em todos os 3 modos (teórico, numérico e experimental), que o motor de ignição comandada de ciclo sobre-expandido com variação da taxa de compressão é o que proporciona maior rendimento.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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