Detalhes do Documento

Uma proposta de pesquisa de objectos de aprendizagem baseada em metadados

Autor(es): Marques, Célio Gonçalo cv logo 1 ; Campos, Ricardo cv logo 2 ; Carvalho, Ana Amélia Amorim cv logo 3

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/8555

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Objectos de aprendizagem; Metadados; Pesquisa; Repositórios


Descrição
Os objectos de aprendizagem prometem reduzir o investimento na produção de conteúdos de qualidade. Esta abordagem garante também uma maior flexibilidade na produção dos cursos, um ensino mais personalizado e uma partilha mais fácil de conteúdos. Todavia, esta ainda não é uma área estável, existindo várias barreiras técnicas e culturais que precisam de ser ultrapassadas. Nesta comunicação, começamos por descrever a importância dos metadados na identificação, descrição, gestão e localização dos objectos de aprendizagem. De seguida, analisamos a forma como os objectos de aprendizagem são armazenados em repositórios, descrevendo várias iniciativas neste domínio. Como forma de ultrapassar a dificuldade em pesquisar os objectos de aprendizagem propomos uma nova abordagem de pesquisa de objectos de aprendizagem.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia