Author(s):
Lima, J. P.
; Ramos, Rui A. R.
; Fernandes Junior, José Leomar
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/8335
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Description
Num cenário de carência financeira, manter determinados níveis de qualidade de vias urbanas só é possível se as
decisões de Manutenção e Reabilitação (M&R) dos pavimentos forem tomadas considerando as seções mais
prioritárias. O objetivo deste trabalho é apresentar uma metodologia de análise multicritério que permite
estabelecer a priorização de intervenções de M&R em seções de vias urbanas pavimentadas, integrando critérios
objetivos e subjetivos no apoio à tomada de decisão. A metodologia utiliza AHP (Analytic Hierarchy Process) e
SIG (Sistema de Informação Geográfica), é adequada à realidade das cidades médias brasileiras, mas mantém a
viabilidade de aplicação em cidades de outras dimensões, desde que as particularidades dessas cidades sejam
consideradas. O estudo de caso realizado na cidade de São Carlos-SP, utilizando-se levantamento da condição do
pavimento de toda a malha viária, permitiu avaliar as vias urbanas prioritárias às atividades de M&R com
relação à sua localização, condição do pavimento, hierarquia viária e custos das estratégias previstas. The success of a pavement Maintenance and Rehabilitation (M&R), in a scenario of budget restriction, is highly
dependent of its prioritization criteria. The main goal of this work is to present urban roadways prioritization
model based on Multicriteria Decision Analysis, considering both objective and subjective criteria. The model
developed in this work uses AHP (Analytic Hierarchy Process) and GIS (Geographical Information System) and
it is adapted to the conditions that are common in Brazilian medium-sized cities, but at the same time it
maintains the application viability for cities of other dimensions, since the particularities of those cities are
considered. The case study performed at the city of Sao Carlos, State of Sao Paulo, Brazil, used a data bank
available from previous research works on pavement evaluation. Thus, it was possible the evaluation of an urban
roads prioritization program based on pavement condition, roads hierarchy, costs of M & R strategies and
location.