Autor(es):
Valbom, Leonel Varandas
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/8164
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Tese de Doutoramento em Sistemas de Informação Os instrumentos virtuais imersivos, pelo enorme potencial de recursos que oferecem,
constituem actualmente um campo aberto à investigação e à pesquisa de novas
abordagens, quer a nível de visualização, quer a nível de tecnologias sonoras e de
interpretação gestual.
Neste trabalho propomos um modelo de instrumento musical imersivo que pretende expandir o conceito de instrumento musical usando a imersão física, visual e auditiva
tornando-o apropriado para responder a necessidades técnico/musicais tão diversas que
vão de um interesse profissional, musical e pedagógico – educativo, ao lazer ou
entretenimento.
O modelo de instrumento musical imersivo resulta da combinação de um conjunto de
tecnologias e conceitos que potenciam a expressão sonora/musical, aproxima os
conceitos de música e som integrando-os conjuntamente e apresenta-se como uma
ferramenta de composição e interpretação sonoro/musical tridimensional, oferecendo
simultaneamente um grande potencial sonoro/musical com uma grande facilidade de
utilização.
A implementação do modelo criado é conseguida tecnologicamente através da integração da imersividade, visualização tridimensional de objectos e utilização de
sistemas de captura de gestos de diferentes tipos e através da integração do conceito de
objectos sonoro/musicais polivalentes, objectos estes configuráveis e espacializáveis,
como extensão dos elementos musicais tradicionais (altura, duração, timbre e
intensidade).
No processo de avaliação de resultados deste trabalho sentimos a necessidade de
utilização de duas ferramentas de análise. Uma para verificar a aceitação de utilização
do modelo de instrumento musical imersivo e outro para testar o modelo concebido
sobre a perspectiva da usabilidade, de forma a se poder auferir acerca dos conceitos e
técnicas que nos permitem sustentar a tese proposta. A usabilidade do modelo foi testada tendo em conta o modelo implementado na forma de um sistema com dois
componentes principais: a componente gráfica onde objectos compostos por múltiplas
superfícies se podem deslocar livremente num espaço tridimensional e a componente de
som tridimensional (3D) que dá a percepção de espacialização e movimento sonoro
como sendo proveniente dos objectos visualizados no ambiente virtual. The immersive musical instruments have an enormous potential of resources which
constitute an open field to the inquiry and research of new boardings, want whether
visualization level, or in the sound technologies and gestural interpretation.
In this work we propose a model of immersive musical instrument that intends to
expand the concept of musical instrument using physical, visual and auditory
immersion, making of this instrument an appropriate answer for several musical and
technical needs in professional, musical, learning and entertainment contexts.
The model of immersive musical instrument resulting of the combination of a set of
technologies and concepts that enhance the musical/sound expression jointly approaches
the concepts of music and sound integrating them and becoming a tool for composition
and performance using three-dimensional sound with a great potential and with easy
operation.
The implementation of the model is based on the integration of immersion, visualization
of three-dimensional objects, the use of different types of systems of capture of
gestures’systems and through the integration of the concept of multipurpose musical/
sound objects, that can be moved in three-dimensional space and can be customized
with different kinds of actions and events, as extension of the traditional musical elements (pitch, duration, timbre and intensity).
During the process of evaluation of the results of this work, we used two tools of
analysis. One to verify the user acceptance of the model of immersive musical
instrument and the other to test the usability of the model in order to verify if the
concepts and the techniques support this thesis proposal. The evaluation of the model
was made with a prototype, a system with two main components: the graphical
components where objects with multiple surfaces can be moved in a three-dimensional
space and the component of three-dimensional sound (3D) which gives the perception
of spacialization and sound movement from the objects visualized in the virtual
environment.
Tipo de Documento
Tese de Doutoramento
Idioma
Português
Orientador(es)
Marcos, Adérito Fernandes; Encarnação, José Luís