Author(s):
Santana, Juliana Prates
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/8162
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Crianças em situação de rua; Culturas da infância; Metodologias participativas; Trajetórias de vida; Children in street situations; Childhood cultures; Participatory methodologies; Life trajectories
Description
Tese de Doutoramento em Estudos da Criança - área de Especialização em Sociologia da Infância A tese Cotidiano, Expressões Culturais e Trajetórias de Vida: Uma investigação
participativa com crianças em situação de rua – objetiva investigar o cotidiano das
crianças inseridas em uma instituição pública destinada ao atendimento de crianças em situação de rua, suas produções culturais e suas trajetórias de vida.
A investigação parte do pressuposto de que as crianças são atores sociais e que
devem, por isso, ser inseridas no processo de produção do conhecimento sobre si
mesmas. Nesse sentido a tese se constrói a partir da conjugação de vários pontos de
partida: utiliza como base teórica os contributos da Sociologia da Infância, área de conhecimento que busca conhecer as crianças a partir do seu próprio campo; recorre às metodologias participativas e às orientações etnográficas como forma de aceder aos
discursos das crianças; e considera as produções culturais das crianças como fonte principal de informações sobre elas próprias e seus mundos de vida.
Com o intuito de alcançar o objetivo proposto foram realizadas observações de
orientação etnográfica, sendo as crianças convidadas a se integrarem ao projeto, a partir de metodologias participativas, que permitiram a utilização de diversas formas de linguagem e expressão, como o cinema, as fotografias, a música e a dança. Além disso,
foram realizadas entrevistas individuais, discussões em grupo e consultas aos relatórios
produzidos pelos técnicos da instituição acerca de cada criança.
A tese demonstra que há uma tensão entre as identidades singulares das crianças
e os constrangimentos impostos pela realidade social em que vivem. “Criança em
situação de rua” não é uma identidade mas é uma condição. As crianças se revelam
como atores sociais, como produtoras culturais, seres racionais e afetivos, como todas as
crianças, vivendo, no entanto, condições particulares de exclusão. Resgatar a infância
dessas crianças contra estereótipos e preconceitos – inclusive o que é induzido pela
própria pesquisa – constitui-se como resultado central dessa tese, com implicações nos
planos teóricos, metodológicos, políticos e da intervenção social. The thesis Everyday Life, Cultural Expressions and Life Trajectories: A participatory
research with children in street situations aims at investigating the daily life of children
living in a public institution of assistance to children in street situations, their cultural
productions, and life trajectories.
The research presupposes that children are social actors and that they should,
therefore, be included in the process of production of knowledge about themselves. In
that sense, the thesis is based on the convergence of several starting points: it uses the
contributions of Sociology of Childhood as a theoretical basis, considering it is an area
of knowledge that seeks to know children through its own field; it utilizes participatory
methodologies and ethnographic guidelines as a way to access children’s voices; and it
considers children's cultural productions as the main source of information about
themselves and their worlds.
In order to reach its objective, observations of ethnographic character were
conducted, being the children invited to integrate the project, through participatory
methodologies that allowed the use of diverse forms of language and expression, such
as cinema, photography, music and dance. Besides, individual interviews and group
debates were conducted, and reports written by the technicians of the institution
concerning each child were analyzed.
The thesis demonstrates that there is a tension between children’s singular
identities and the constraints imposed by the social reality they live in. “Child in street
situations” is not an identity but a condition. Children reveal themselves to be social
actors, cultural producers, rational and affective beings, like all children, although they
are living in particular conditions of exclusion. Recovering the childhood of these
children against stereotypes and biases – including the ones provoked by this research –
is the central result of this thesis, with implications for theoretical, methodological,
political and social intervention issues.