Detalhes do Documento

Modelação matemática do impacto de caudais de cheia nas condições de escoamento...

Autor(es): Duarte, António A. L. Sampaio cv logo 1 ; Pinho, José L. S. cv logo 2 ; Ramísio, Paulo J. cv logo 3 ; Vieira, J. M. Pereira cv logo 4

Data: 2001

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/7870

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Gestão de recursos hídricos; Modelação matemática; Mitigação de impactos; Rio Este


Descrição
A previsão de situações de cheia é uma tarefa difícil devido quer à incerteza associada aos caudais de cheia afluentes durante a propagação da onda de cheia, quer à complexidade e variabilidade das características geométricas dos leitos de cheia. O presente trabalho teve como objectivo avaliar o impacto da construção duma plataforma, que ocupará parcialmente o leito de cheia de um trecho do Rio Este, no comportamento hidráulico desse rio e na configuração das zonas anteriormente inundáveis. No estudo hidrológico foram utilizados vários métodos para estimar os caudais de cheia, face à exiguidade dos registos disponíveis relativos a precipitações e caudais. A análise efectuada baseou-se na previsão de alturas de água e velocidades resultante da aplicação dum modelo hidrodinâmico bidimensional (2D-H) na simulação de diferentes cenários de cheia. Na delimitação das áreas inundadas recorreu-se a técnicas dos Sistemas de Informação Geográfica integradas no ambiente hidroinformático utilizado. Os resultados obtidos mostraram que a execução do aterro proposto terá um impacto diminuto no comportamento hidrodinâmico deste trecho. A metodologia aplicada revelou-se muito útil para a previsão e mitigação dos impactos de situações de cheia, aspecto relevante para a gestão integrada da bacia hidrográfica.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia