Author(s):
Ramísio, Paulo J.
; Vieira, J. M. Pereira
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/7110
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Metais pesados; Escorrências rodoviárias; Meios filtrantes
Description
A degradação da qualidade de solos e águas subterrâneas causada por escorrências
rodoviárias constitui um assunto de crescente preocupação e de interesse
para a realização, a nível internacional, de variados programas de investigação e
desenvolvimento.
Um grande número de metais pesados e micropoluentes orgânicos aparecem
associados ao tráfego automóvel. Cu, Pb, Zn e Cd – às vezes também Ni e Cr –
são considerados os metais pesados mais importantes associadas, quer a fontes
móveis, quer estacionárias, podendo estes metais aparecer na forma dissolvida ou
ligados a partículas.
No presente trabalho descrevem-se alguns aspectos de um projecto de investigação
realizado com o objectivo de avaliar a eficiência de meios porosos na retenção
de metais pesados provenientes de escorrências rodoviárias, usando, para tal,
um meio filtrante constituído por materiais correntes e com propriedades conhecidas:
areia e caulinite. Os parâmetros de controlo para a experiência foram: pH,
condutividade, temperatura, Zn, Cu, Pb, caudal e carga hidráulica.
Os resultados preliminares mostram que o Zn é o metal com maior mobilidade.
Com as taxas de aplicação consideradas, as eficiências de retenção diminuíram
para valores inferiores a 50% num período de 15, 70 e 110 dias, para os três diferentes
meios filtrantes considerados. Para o Cu e Pb, e depois de um período
experimental de 260 dias, as eficiências de retenção registadas são superiores a
70% e 40% para o meio filtrante de areia, respectivamente, e superiores a 90%
para os meios filtrantes de areia e caulinite.