Author(s):
Neves, José M. C.
; Correia, A. Gomes
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/6785
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Description
O objectivo principal desta comunicação é evidenciar a importância de considerar a nãolinearidade
do comportamento dos solos de fundação na modelação numérica dos pavimentos
rodoviários, para fins de dimensionamento estrutural. A instrumentação e observação de dois
trechos experimentais numa estrada em Lisboa permitiram analisar o comportamento dos solos
com esta finalidade. Durante a construção dos aterros foram realizados ensaios de carga com
placa e ensaios de carga com pneu. A análise estrutural dos solos da fundação dos pavimentos,
pelo método dos elementos finitos, permitiu concluir que a utilização do modelo elástico nãolinear
foi a metodologia mais adequada à modelação do comportamento observado durante os
ensaios. A consideração de comportamento elástico linear, tão corrente no dimensionamento
dos pavimentos, mostrou-se inadequada e com tendência para subestimar a rigidez da fundação. The main objective of this paper is to point out the importance of non linearity of soils
foundation behaviour in the road pavement modelling, for structural design purposes. The
monitoring of two full-scale instrumented pavements in a road in Lisbon had allowed to this
objective. During the test sections constructions, plate load tests and wheel load tests were
carried out. The structural analysis of soils behaviour, by the finite elements method, allowed to
conclude that the best adjustment to the experimental results was performed with the non-linear
elastic model. The elastic linear behaviour, so worldwide used in pavements design, has shown
inadequate and with trend to under predict foundation stiffness.