Autor(es):
Azevedo, Ana Francisca de
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/6715
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Tese de Doutoramento em Geografia, ramo do Conhecimento de Geografia Humana. Defendendo a mudança da experiência de paisagem exponenciada pelas “novas”
tecnologias da visão e da percepção, da mobilidade e do transporte desenvolvidas na
transição do século XIX para o século XX, a presente investigação é centrada na
problemática da paisagem no cinema. Como “novo” sistema simbólico, o cinema
integrou formas convencionais de representação retrabalhando-as nos sistemas de percepção e emoção emergentes. Na passagem dos modos primitivos de representação para a narrativa linear e para os modos institucionais de representação, a representação
do espaço através das convenções da paisagem constituiu elemento crucial no processo
de aculturação ao médium. Esteticizada e narrativizada, a paisagem foi mobilizada
através de sequências fílmicas por forma a funcionar como amostragem rítmica ou
configuração cultural associada a um modelo prévio de experiência. Integrando um
princípio de lamento cultural veiculado por uma forma de arte emergente, a melancolia
da repetição assegurada por planos de paisagem contemplativa organizados com base
numa iconografia saturada pelo poder social de uma semiótica nacionalista e
imperialista, contaminou a superfície espectatorial mobilizada pelo cinema. Desta
forma, a paisagem cinemática reciclava a ideia de uma origem natural para as
heterogéneas audiências cinemáticas, integrando um processo desenvolvido pelas artes
tradicionais investidas da tarefa de lidar com a mudança na organização da experiência.
Reflectindo um contexto experiencial mais lato marcado por ciclos industriais
agressivos e pelas mutações para uma sociedade capitalista mais complexa, pelo
advento de uma maior segmentação social e pela emergência de uma nova esfera
pública, a experiência de paisagem trazida pelo cinema encontrava-se, no limite,
associada a um dos problemas fulcrais da filosofia moderna; a separação de deus do
mundo e da humanidade que levou a um colapso da transcendência. No sentido
benjaminiano, uma das consequências da separação do absoluto da experiência foi o
instilar do lamento cultural através de um princípio metafísico de repetição. A paisagem
cinemática integrou este movimento de reorganização tecnológica da experiência
provocando o renascer do sentimento de uma natureza supernatural experimentada
através dos planos de paisagem, recodificados pelas qualidades de indexicalidade do
médium e das imagens em movimento. Mas a problemática da paisagem cinemática
alterou-se desde as primeiras fases de acomodação cultural à experiência fílmica até aos
subsequentes desenvolvimentos da produção, do consumo e da recepção fílmica. Acima
de tudo, os desenvolvimentos da própria prática espectatorial constituíram elementos fundamentais para a redefinição da experiência de paisagem através do cinema. A
construção de uma tecnologia analítica que permitiu compreender a transformação da
experiência de paisagem pelo cinema reuniu as fundamentos teóricos proporcionados
pela teoria fílmica, pela semiótica material e pela iconologia. Encarada como uma
prática de reciprocidade entre sujeitos diferenciais implicados na construção do lugar
fílmico, a experiência fílmica emergiu como uma geografia háptica em que o “óptico”
integra um sistema perceptivo mais abrangente amplamente conectado com as esferas
emotiva e afectiva. Alicerçado sobre um quadro relacional inspirado pelos
desenvolvimentos da teoria bakhtianiana do self como relação, a tecnologia analítica
construída coloca a problemática da paisagem cinemática como uma problemática de
alteridade e subjectividade. De carácter provocatório, a designação de um conjunto de
estudos de caso como “esboço para uma relação das geografias impuras de Portugal”
serviu para articular quatro dispositivos em torno dos quais o sujeito em formação
experimentou a sua posicionalidade. Como modo de organizar a experiência da
paisagem através de filmes de diferentes períodos históricos, o acto de escrita funcionou
tanto como corporização da teoria como da prática fílmica. Mas este funcionou também
como espacialização de uma experiência subjectiva, uma experiência animada pelo
desejo de conhecimento e pela prática de um sujeito comprometido com o pensar
criativo do corpo através da paisagem. Assim, as figuras retóricas individualizadas - o
idílio rural, a pastoral urbana, o contra-idílio e a arcádia inadvertida emergiram de uma
tecnologia generativa que permitiu mostrar como as figuras culturais circulam pelo
movimento das imagens no tempo, e como as vivemos através dos nossos corpos
modelados culturalmente pelo expressivo jogo entre as figuras do patético e a figuração
da paisagem. Circulando nas imagens de paisagem mobilizadas pelo cinema,
construções situadas de natureza são destiladas enquanto níveis mais profundos
desvelados pelas densas camadas dos significados paisagísticos abrem conflitos
culturais correntemente mascarados pelos sistemas de signos geográficos investidos nos
produtos culturais. Como zona de intercepção entre sujeitos orgânicos e o inorgânicos,
tecnologias e textos, a paisagem cinemática nutre-se do sentido de tornar móvel o acto
generativo de habitar lugares. Funcionando como superfície em que mundos
diferenciais e linguagens lutam por expressão e conhecimento, a paisagem cinemática é
contaminada por uma estética dialogante que põe em contacto ser humano e realidade
material, uma estética de aproximação comprometida tanto com o carácter intrasubjectivo
como com o carácter intersubjectivo da experiência. Arguing for the change of landscape experience put forward by the “new”
technologies of the visible, of mobility and of transportation developed within the
transition from the nineteenth to the twentieth century, this research study is centred on
the problematic of landscape in cinema. As a “new” symbolic system, cinema integrated
conventional forms of representation and reworked them into emergent systems of
perception and emotion. In the transition from primitive modes of representation to
linear narrative and the institutional modes of representation, the representation of space
through landscape conventions seamed to be crucial to the process of the medium
acculturation. Aestheticised and narrativised landscape shots worked as a rhythmic
patterning or a cultural configuration connected to previous models of experience.
Integrating a principle of mourning within an emergent form of art, the melancholy of
repetition ensured by contemplative landscape shots fuelled by an iconography saturated
by the social power of a nationalist and imperialist semiotics contaminated the
cinematic gaze. In this sense, cinematic landscape recycled the idea of a natural origin
for the heterogeneous cinematic audiences, integrating a process that was being
developed by traditional arts endorsed with the task of dealing with the change in the
organization of experience. Reflecting a broader experiential context marked by several
aggressive industrial cycles and the mutations to a more complex capitalist society, by
the advent of a more heterogeneous social segmentation and by the emergence of a new
public sphere, the experience of landscape brought by cinema was, ultimately,
connected to one of the crucial problems of modern philosophy; the separation of God
from the world and humanity which leads to a collapse of transcendence. In a
Benjaminian sense, one of the consequences of the separation of the absolute from
experience was the instilment of the cultural lament through a metaphysical principle of
repetition. Cinematic landscape integrated this movement of technological
reorganisation of experience by provoking the rebirth of feeling in a supernatural nature
brought to experience through landscape shots recharged by the indexical qualities of
the medium and the movement images. But the problem of the cinematic landscape
evolved from the early phases of cultural accommodation of the filmic experience to the
subsequent reworkings of filmic production, consumption and reception. Most of all, the reworkings of the spectatorial practice itself, came to be one of the crucial elements
for the redefinition of the landscape experience through cinema.
The construction of an analytic technology which allowed us to understand the
changing character of the landscape through film experience gathered the theoretical
foundations proportioned by film theory, material semiotics and iconology. Regarded as
a practice of reciprocity between different subjects implicated in the construction of the
filmic place and experience emerged as a haptic geography where “the optical”
integrates a vaster system of perception deeply connected to emotional and affective
spheres. Challenged by a relational framework inspired by Bakhtinian developments of
the self as relation, our analytic technology envisions cinematic landscape as a problem
of otherness and subjectivity. Our provoking designation of case studies as a “sketch for
a relation of the impure geographies of Portugal” served to articulate four devices
around which the subject in formation experimented its positionality. As a way of
organizing the experience of cinematic landscape through films of different historical
periods, the act of writing functioned both as an embodiment of theory and of filmic
practice. But it also functioned as a spacialisation of a subjective experience, which is
animated by the desire of knowledge and by the practice of a subject committed with
the creative thinking of body through landscape. As rhetoric figures, the devices that we
individualize within our generative technology – rural idyll, urban pastoral, contra-idyll
and unpredicted arcadia – clearly show how cultural figures circulate through the
movement of images in time, and how we live them through our bodies culturally
shaped by the expressive play between pathetic figures and landscape figuration.
Spiralling around them, situated constructions of nature are distilled while deeper levels
of meaning brought through by the dense layers of landscape material semiotics, opened the cultural conflicts masked by geographical sign systems invested in cultural products.
As a zone of interception between organic and inorganic subjects, technologies and
texts, cinematic landscape functions as a surface where differential worlds and
languages struggle for expression and where an aesthetic of contact and dialogue
between human and material world is committed both with the intrasubjective and the intersubjective character of experience.