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Diferenças de estilos de vida entre populações jovens de meio rural (Boticas) e...

Autor(es): Gonçalves, Artur cv logo 1 ; Carvalho, Graça Simões de cv logo 2

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/6693

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Estilos de vida; Promoção da saúde; Jovens urbanos; Jovens rurais


Descrição
Os Estilos de Vida, como maneiras de agir pensar e sentir, constituíram-se como o cerne desta investigação em virtude de serem as traves mestras da vida e da acção humana e, simultaneamente uma importante alavanca na construção e promoção da saúde. O objectivo do presente estudo é demonstrar se há diferenças significativas nos modelos de Estilos de Vida das populações jovens de meio rural, Boticas, e de meio urbano, Braga, em domínios como: alimentação, higiene, segurança, conforto, lazer, atitudes perante o sexo seguro, bem-estar, ambiente, água, níveis de satisfação, recursos económicos, perspectivas de vida. Da análise aos resultados sobressai que no âmbito dos Estilos de Vida, a dicotomia Rural–Urbano é significativa em diversos parâmetros analisados. No confronto entre as duas populações estudadas para o campo dos valores, nas variáveis em estudo e nas categorias que as constituem, os jovens rurais expressam níveis superiores de resistência na adesão a novas tendências e mantêm-se num plano mais tradicionalista, conservador e de censura ao incumprimento da norma, enquanto que os jovens urbanos são mais flexíveis e apresentam maior grau de aceitação e de incorporação do novo. As duas realidades apresentam um conjunto concepções sobre os Estilos de Vida bastante diferenciado, o qual indicia a existência de matrizes cognitivas, valorativas e das suas práticas substancialmente diferentes no processo de adaptação ao meio ecossistémico onde actuam. Assim, os Estilos de Vida (EV) ou concepções de vida seguem o modelo KVP (Clément, 2004; 2006), sendo no caso presente EV = f (KVP). Os EV são função dos Conhecimentos (K – knowledge) que se traduzem pela literacia, metacognição e capacitação, dos Valores (V) entendidos como princípios e normas tidos como positivos pelo conjunto da sociedade ou por comunidades particulares e restritas e que regem a conduta e das Práticas sociais (P) vistas como o processo de aplicação à vida quotidiana social e profissional.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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