Detalhes do Documento

Utilização da Plataforma Blackboard num curso de pós-graduação da Universidade ...

Autor(es): Coutinho, Clara Pereira cv logo 1 ; Bottentuit Junior, João Batista cv logo 2

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/6515

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Plataforma; Aprendizagem; Blackboard; e-learning; Pós-graduação; Web learning systems; Post graduation; Education


Descrição
O Processo de Bolonha veio mudar por completo o modelo de ensino que tem vindo a ser praticado nas universidades portuguesas. Mais do que alterar a duração dos cursos, as metodologias de ensino e aprendizagem precisam de ser reformuladas. Assim, a Universidade do Minho disponibiliza à sua comunidade académica, desde o inicio do ano lectivo 2006/2007, uma plataforma web de gestão e distribuição de informação e de recursos didácticos, que permite complementar o processo de ensino e aprendizagem desenvolvido em sala de aula, possibilitando o acesso à informação em qualquer lugar e a qualquer hora, com base num único login. Neste artigo vamos apresentar os resultados de um estudo exploratório em que a plataforma Blackboard foi utilizada como complemento das aulas presenciais na disciplina de Metodologias de Investigação em Formação do 1º semestre do currículo do curso de Especialização em Análise e Avaliação da Formação. Começaremos por apresentar as ferramentas da plataforma que foram testadas e a forma como foram exploradas do ponto de vista pedagógico e didáctico no decorrer do curso. Por fim serão apresentados os resultados da avaliação da experiência junto dos formandos que, para o efeito, preencheram um questionário de opinião no final do semestre. The Process of Bologna changed for complete the education model that has come to be practised in portuguese universities. More than modify the duration of the courses, all the methodologies of teaching and learning need being reformulated. Thus, since the beginning of school year of 2006/2007, the University of Minho offers to its scholarly community, a web platform for the management of learning systems and information resources, that allow teachers to complement the process of face to face classes, making it possible for students´ the access to the information anytime and anywhere. In this paper we go to present the results of a pilot study where the Blackboard platform was used as complement for the Methodologies of Research in Education classes in the 1º semester of the post graduate program in Analysis and Assessment of the Formation. We will start by presenting the platform tools that had been tested and the way they have been pedagogically explored in the course program. The results of the evaluation of the experience with the students will also be presented.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia