Document details

A imagem do negro na BD do Estado Novo : algumas propostas exploratórias

Author(s): Cunha, Luís cv logo 1

Date: 1995

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/6107

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho


Description
Trata-se de pensar a banda desenhada esquanto espaço narrativo que contribui para 'ensinar' os seus jovens consumidores a perceber o mundo e as relações sociais de uma certa maneira. A forma de representar o africano pode por isso ser pensada na sua articulação com um processo colonial dinâmico, mas também com o quadro mais estruturado e estável de construção da alteridade. Ao tentarmos compreender o que muda e o que permanece, estamos, afinal, a procurar aceder a esse lugar onde o sentido e a verdade se constróem e legitimam. Il s’agit de penser la bande dessinée comme espace narratif qui contribue à ‘enseigner’, d’une façon tout à fait particulière, les jeunes consommateurs à comprendre le monde et les relations sociales. La façon de représenter l’africain peut être pensée, dans ce contexte, en articulation avec un processus colonial dynamique et, aussi, avec un cadre plus structuré et plus stable de construction de l’altérité. En essayant de comprendre ce qui change et ce qui persiste, nous cherchons, donc, à parvenir à ce lieu oú le sens et la verité se construisent et se légitiment. The main aim of this article is to reflect upon cartoons as a narrative space which contributes to 'teach' young people how to understand the world and social relations. The way to represent the African man could be thought in articulation with a dinamic colonial process and with the more structured and stable frame of alterity construction. In trying to understand what is changing and what becames permanent the author is trying to arrive in that place where the sensos and the truth are constructed and legitimed.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU