Detalhes do Documento

Ensino das Tecnologias de Comunicação : a oportunidade de Bolonha?

Autor(es): Neves, Joaquim E. cv logo 1

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/5917

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Modelo de Bolonha; Ensino baseado em projecto


Descrição
O processo de Bolonha, só por si, constitui motivação suficiente para abordar alguns aspectos mais ou menos problemáticos no ensino de tecnologias da informação e comunicação. Este artigo reflecte a articulação dos diferentes graus académicos com as condições de acesso, as durações da respectivos ciclos de escolaridade, e com a integração dos resultados da aprendizagem no sistema europeu de créditos curriculares. Perspectivando a implementação do modelo de Bolonha, debate-se a evolução do ensino da tecnologia da comunicação, em Portugal, sugerindo-se designações concretas para os primeiros ciclos dos cursos de engenharia nas áreas de Telecomunicações, bem como a adopção de novas metodologias de aprendizagem colaborativa de ensino baseado em projecto.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia