Autor(es):
Costa, Raquel A.
; Figueiredo, Bárbara
; Pacheco, Alexandra P.
; Marques, A.
; Pais, A.
Data: 2004
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/5850
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Este artigo apresenta a construção e validação do “Questionário de Experiência e Satisfação com o Parto” (QESP), destinado a avaliar a experiência e satisfação da mulher com o parto (preocupações, sentimentos, relaxamento, cuidados e condições disponíveis, dor, satisfação e confirmação de expectativas prévias, bem como suporte por parte de significativos durante o parto).
O QESP foi administrado a uma amostra de 306 mulheres nos primeiros 5 dias do pós-parto, das quais 103 realizaram uma medida repetida do instrumento e preencheram a “Edinburgh Postnatal Depression Scale” (EPDS) aos 3 meses de vida do bebé.
A Análise Hierárquica de Clusters permitiu identificar 8 sub-escalas que compõem o questionário: 1. condições e cuidados prestados, 2. experiência positiva, 3. experiência negativa, 4. relaxamento, 5. suporte, 6. suporte do companheiro, 7. preocupações e 8. pós-parto.
O estudo psicométrico mostra que o QESP tem muito boa consistência interna (Alpha de Cronbach = 0,9087, Coeficiente de Split-half = 0,6828), é fidedigno (Teste-Reteste=0,586) e possui boa validade preditiva em relação à posterior ocorrência de depressão pós-parto.
Por permitir a identificação de experiências de parto menos positivas, susceptíveis de se traduzirem em dificuldades de ajustamento após o parto, o QESP é um instrumento que pode revelar-se útil para os técnicos e investigadores da área da saúde reprodutiva.