Author(s):
Anastácio, Zélia
; Carvalho, Graça Simões de
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/5770
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Adolescência; Imagem corporal; Auto-estima; Saúde
Description
O actual conceito de Saúde considera a imagem corporal e a auto-estima positivas, aspectos fundamentais para que os indivíduos desenvolvam competências de acção na procura do seu bem-estar e do dos outros. A imagem corporal positiva pode ser entendida como significando atracção física, um certo somatotipo, musculatura, magreza, entre outras características. Para os adolescentes, o somatotipo e o peso parecem ser os aspectos mais importantes e subjacente estará a influência do sexo, idade, desenvolvimento pubertário e valores sociais que são transmitidos na família, pelos colegas e pela sociedade. A auto-estima é aceite como um indicador do bem-estar mental e um mediador do comportamento humano.
Este trabalho teve como objectivo conhecer o grau de satisfação com a imagem corporal e a auto-estima de adolescentes que frequentavam desde o 7º ao 12º anos de escolaridade e relacioná-los com factores contextuais. A amostra em que o estudo incidiu era constituída por 408 adolescentes, sendo 225 do sexo feminino e 183 do sexo masculino, com média de idades de 15,57 (± 1,84) anos. Para avaliação da satisfação com a imagem corporal utilizou-se o Body Image Satisfaction Questionaire – Raust-von Wright (1989) e para avaliação da auto-estima global utilizou-se a “Self-Esteem Scale” (RSE, 1965). Os dados obtidos foram analisados através do programa SPSS, versão 11.0. Efectuou-se uma análise descritiva e depois recorreu-se à estatística inferencial, para averiguar a influência de vários factores (sexo; idade; ano de escolaridade; idade, profissão e habilitação dos pais; religião) na satisfação com a imagem corporal e na auto-estima.
Os resultados sugeriram que o ano de escolaridade e a idade dos adolescentes, assim como a idade do pai, a habilitação da mãe e a religião são factores com influência significativa na imagem corporal e na auto-estima dos adolescentes.