Document details

Comunicação persuasiva

Author(s): Alves, Aníbal cv logo 1

Date: 2005

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/5669

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Comunicação persuasiva; Publicidade; Relações públicas; Comunicação estratégica; Acção comunicativa


Description
Dá-se conta neste breve balanço do Seminário Internacional “A Comunicação Persuasiva: como a perspectivam os Académicos e os Profissionais?” realizado na Universidade do Minho, em 29 e 30 de Outubro de 2004, no qual intervieram, principalmente, os professores estrangeiros convidados, Charo Sádaba, Alfredo Arceo e Ugo Volli, os profissionais Luís Rosendo, João Mendes Maria e Ricardo Miranda, o moderador, professor Aníbal Alves, e as relatoras, doutoras Helena Gonçalves e Helena Pires. Os investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e do Projecto do Mediascópio, estão conscientes da pouco adequada denominação, “Comunicação persuasiva”, para designar a “essa inevitável pretensão” de eficiência, inerente a certos actos de comunicação humana. Tal não os impediu de suscitar este oportuno encontro sobre o estado da arte da comunicação persuasiva, que também pode ser chamada, estratégica, apelativa, ou, simplesmente, acção comunicacional. This is a brief report of the International Seminar, “Persuading Communication, in the view of Scholars and Professionals”, at Universidade do Minho, 30th October 2005. As main speakers were present the foreign professors Charo Sádaba, Alfredo Arceo and Ugo Volli, the professionals Luís Rosendo, João Mendes Maria and Ricardo Miranda, the coordinator, Professor Aníbal Alves and the commentators, Helena Gonçalves and Helena Pires. The researchers of the Center for Communication and Society Studies and of the Mediascópio Group are aware of the inadequate expression “Persuading Communication” for meaning “that unavoidable pretension” of efficiency, that is inherent to human communication acts. Happily it was not a difficulty to block this opportune encounter on persuading communication, also called, strategic, appealing, or simply, communicative action.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU