Autor(es):
Flores, Maria Assunção
Data: 1999
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/564
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Com base num estudo realizado na Universidade do Minho, no âmbito das
provas de Mestrado em Educação, a autora analisa a experiência dos
primeiros anos de ensino, nomeadamente os problemas e necessidades de
apoio e formação dos professores principiantes. Trata-se de uma investigação
de carácter descritivo e exploratório tendo como população-alvo professores
recém-licenciados por esta instituição de formação. As principais conclusões
apontam para dificuldades sobretudo no plano didáctico, destacando-se a
motivação, a indisciplina na sala de aula, o tratamento individualizado dos
alunos e a avaliação. Sentimentos de isolamento, aliados à falta de apoio,
vêm intensificar os problemas dos neófitos nos primeiros tempos de exercício
autónomo de funções docentes. Neste artigo, discute-se ainda a pertinência
dos programas de indução. Based on a research carried out in the University of Minho, novices'
perceptions of first years teaching experience are analysed. Findings show
that beginning teachers' problems are classroom-centred, especially on
motivating students for school work, discipline, dealing with individual
differences, assessing students' prior learning. Feelings of isolation, heavy
teaching load (and other school responsibilities) and lack of support are
situations that affect the intensity of problems perceived. It is also argued that
induction programmes should be implemented in the first years of teaching. Dans cet article on analyse la première phase de la carrière enseignante en
discutant les données d'une recherche réalisée dans l'Université du Minho.
Les résultats montrent que les enseignants débutants ont des problèmes,
surtout au niveau de la salle de classe et ils soulignent le manque d’appui et
d’orientation. Par ailleurs, les enseignants débutants supèrent leurs problèmes
d’une façon idiosyncratique, et font très peu appel à l’aide de leurs collègues.
Les résultats de cette recherche justifient la pertinence et le besoin de mettre
en marche des mesures d’appui pour l’enseignant débutant lors de la
transition des statuts d’élève-futur-enseignant et d’enseignant-stagiaire vers
celui d’enseignant débutant, concrètement à travers des programmes
d’induction.