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(Des)ilusões e paradoxos : a entrada na carreira na perspectiva dos professores...

Autor(es): Flores, Maria Assunção cv logo 1

Data: 1999

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/564

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
Com base num estudo realizado na Universidade do Minho, no âmbito das provas de Mestrado em Educação, a autora analisa a experiência dos primeiros anos de ensino, nomeadamente os problemas e necessidades de apoio e formação dos professores principiantes. Trata-se de uma investigação de carácter descritivo e exploratório tendo como população-alvo professores recém-licenciados por esta instituição de formação. As principais conclusões apontam para dificuldades sobretudo no plano didáctico, destacando-se a motivação, a indisciplina na sala de aula, o tratamento individualizado dos alunos e a avaliação. Sentimentos de isolamento, aliados à falta de apoio, vêm intensificar os problemas dos neófitos nos primeiros tempos de exercício autónomo de funções docentes. Neste artigo, discute-se ainda a pertinência dos programas de indução. Based on a research carried out in the University of Minho, novices' perceptions of first years teaching experience are analysed. Findings show that beginning teachers' problems are classroom-centred, especially on motivating students for school work, discipline, dealing with individual differences, assessing students' prior learning. Feelings of isolation, heavy teaching load (and other school responsibilities) and lack of support are situations that affect the intensity of problems perceived. It is also argued that induction programmes should be implemented in the first years of teaching. Dans cet article on analyse la première phase de la carrière enseignante en discutant les données d'une recherche réalisée dans l'Université du Minho. Les résultats montrent que les enseignants débutants ont des problèmes, surtout au niveau de la salle de classe et ils soulignent le manque d’appui et d’orientation. Par ailleurs, les enseignants débutants supèrent leurs problèmes d’une façon idiosyncratique, et font très peu appel à l’aide de leurs collègues. Les résultats de cette recherche justifient la pertinence et le besoin de mettre en marche des mesures d’appui pour l’enseignant débutant lors de la transition des statuts d’élève-futur-enseignant et d’enseignant-stagiaire vers celui d’enseignant débutant, concrètement à travers des programmes d’induction.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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