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Problemas e desafios no exercício da actividade docente : um estudo sobre o str...

Author(s): Gomes, António Rui cv logo 1 ; Silva, M. João cv logo 2 ; Mourisco, Salomé cv logo 3 ; Silva, Susana cv logo 4 ; Mota, Alfredo cv logo 5 ; Montenegro, Nuno cv logo 6

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/5619

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Stresse; Burnout; Saúde; Satisfação; Professores


Description
O presente trabalho apresenta dados de um estudo realizado com 127 professores de uma escola secundária do Distrito do Porto, onde se avaliaram vários indicadores relacionados com o trabalho e o bem-estar pessoal (stresse, “burnout”, saúde física e satisfação profissional). Os resultados revelaram valores muito significativos de stresse ocupacional (percentagens acima dos 30%), uma prevalência de esgotamento de 13% e vários problemas de saúde física. Também se verificou que as mulheres demonstraram níveis superiores de stresse associados às pressões de tempo e excesso de trabalho, mais queixas relativamente ao trabalho burocrático/administrativo bem como níveis mais elevados de exaustão emocional e problemas físicos, enquanto que os homens evidenciaram uma maior tendência para a despersonalização. Na distinção dos professores em função da experiência profissional, observou-se que os que tinham mais anos de trabalho assumiram mais problemas em lidar com os comportamentos de indisciplina dos alunos, as disparidades nas capacidades apresentadas pelos alunos e o trabalho burocrático/administrativo e excesso de aulas. Finalmente, os professores com mais horas de contacto com os alunos apresentaram menos despersonalização e mais stresse relacionado com a indisciplina dos alunos e o estatuto da carreira docente.
Document Type Article
Language Portuguese
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