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Corpos eróticos : imagens da mulher na publicidade da imprensa feminina portuguesa

Author(s): Ribeiro, Silvana Mota cv logo 1

Date: 2002

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/5307

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Imagem; Mulher; Imprensa feminina; Corpo feminino; Erotização; Publicidade


Description
O presente artigo baseia-se numa investigação que procurou interrogar as relações entre construções sociais do feminino e representações visuais da mulher, entre o universo social e o visual, na publicidade das revistas femininas portuguesas. Para dar conta da relação entre construções sociais e representações visuais, parte-se de um tipo específico de mensagens visuais, de imagens da mulher, procurando perceber-se de que modo estas reflectem e incorporam, reproduzindo, simultaneamente, ideias acerca do “feminino”. Opta-se por explorar um dos traços do modelo de mulher emergente da análise daquelas imagens: a erotização do corpo feminino, argumentando-se que tal exploração visual contribui para reforçar uma visão diminuidora do feminino na sociedade contemporânea. This article is based on a study on the relations between the social constructions of femininity and visual representations of women, between the social and visual universes, in advertisements in Portuguese women’s magazines. To account for the relation between social constructions and visual representations, a specific type of visual message, i.e., a particular type of female images was taken as point of departure. The goal was to understand the manner in which these reflect and incorporate ways of thinking about the feminine gender and also the ideas they produce about femininity. It was decided to explore one of the features of the female model that emerges from these images: the eroticization of the feminine body; it is argued that this visual exploitation contributes to reinforce a diminished vision of the feminine in contemporary society. Cet article part d’une recherche qui a interrogé les rapports entre les constructions sociales du féminin et les représentations visuelles de la femme, entre l’univers social et visuel dans la publicité de la presse féminine portugaise. Pour rendre compte du rapport entre les constructions sociales et les représentations visuelles, on part d’un type spécifique de messages visuels, d’images de la femme, cherchant à comprendre comment celles-ci répercutent et incorporent les formes de penser le genre féminin, reproduisant au même temps les idées du ”feminin”. On s’est interessé par l’exploration de l’un des traits du modèle de femme, émergent de l’analyse de ces images: l’erotization du corps féminin, faisant l’objet d’une persistente exploration visuelle, contribue à renforcer une vision minorisée do féminin dans la société contemporaine.
Document Type Article
Language Portuguese
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