Detalhes do Documento

Para uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal :...

Autor(es): Andrade, Ana Isabel cv logo 1 ; Sá, Maria Helena Araújo e cv logo 2 ; Moreira, António, 1957- cv logo 3 ; Sá, Cristina Manuela cv logo 4 ; Vieira, Flávia cv logo 5

Data: 1992

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/513

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
O estudo em curso constitui um contributo para a compreensão das finalidades, domínio e quadro teórico de referência da Didáctica das Línguas (Materna e Estrangeiras) em Portugal, enquanto disciplina dos currículos de formação de professores. O texto apresenta resultados preliminares da análise de 34 programas de Didáctica das Línguas, recolhidos em diversas instituições de ensino superior, em 1991. O discurso pedagógico que os professores realizam acerca desta disciplina reflecte a existência de concepções híbridas, fundamentalmente polarizadas em torno das noções de reflexividade e normativismo, por vezes diferenciadas em função da área de especialidade em causa. De um modo global, os dados analisados revelam a procura de uma focalização especializada para a Didáctica, perspectivada como domínio de reflexão/intervenção sobre o processo de ensino/aprendizagem de uma dada matéria.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia