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A sevícia das categorias : breve contribuição para o estudo dos usos e represen...

Author(s): Araújo, Emília Rodrigues cv logo 1

Date: 2003

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/4597

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Tempo; Género; Academia


Description
Até que ponto o género é uma variável pertinente para a análise dos usos e representações do tempo por parte dos docentes do ensino universitário? De que maneira esta variável, aparentemente exógena ao campo académico, é compreendida pelos indivíduos implicados nesse mesmo campo como variável modelante dos usos e representações do tempo especialmente no que se refere aos processos de ascensão na carreira? Estas são as perguntas principais em relação às quais pretendo ensaiar algumas pistas de análise que derivam fundamentalmente da apreciação da literatura existente sobre o assunto e da sistematização da informação que recolhi através da análise documental, entrevista e inquérito por questionário. Assim, após as referências metodológicas, procuro mostrar como a carreira académica e, de modo especial, o grau de doutoramento são em Portugal tipicamente “masculinos”. A seguir, com base numa análise sucinta da literatura existente sobre o progresso das mulheres na academia, mostro quais são os principais eixos de actuação do género na modelação do tempo em sentido macro estrutural (ao nível da instituição universidade) e micro estrutural (no que se refere às interacções dos indivíduos na vida quotidiana). Na parte final do artigo, e de forma muito breve, apresento alguns dados provenientes do estudo que realizo actualmente sobre usos e representações do tempo dos docentes do ensino universitário público e que são mais pertinentes no contexto da problemática.
Document Type Article
Language Portuguese
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