Detalhes do Documento

Os "mapas de conceitos" e o ensino-aprendizagem das ciências

Autor(es): Sequeira, Manuel cv logo 1 ; Freitas, Mário cv logo 2

Data: 1989

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/450

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
De entre as numerosas técnicas, utilizadas tanto na identificação e caracterização das estruturas conceptuais individuais, como na formação da sua reorganização, destaca-se a elaboração de mapas de conceitos. Neste trabalho pretende-se fazer uma revisão crítica dos problemas teóricos e metodológicos que esta técnica levanta, com vista a retirar algumas conclusões sobre a sua importância no ensino-aprendizagem das ciências. Os autores concluem que, apesar de alguns problemas levantados na sua utilização e de algumas potencialidades indicadas não estarem totalmente confirmadas, o uso frequente de mapas de conceitos permite a identificação de estruturas conceptuais dos estudantes, possibilitando ao professor intervir na sua reorganização e ampliação, ajudando no estabelecimento de ligações entre o novo conhecimento e o já existente.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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