Autor(es):
Pedrosa, Maria Arminda
; Leite, Laurinda
Data: 2004
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/4127
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
As Nações Unidas lançaram recentemente a década da literacia (2003-2012) e aprovaram o lançamento da década da educação para o desenvolvimento sustentável (2005-2014), ambas as iniciativas evidenciando que a educação, apesar de reconhecida como um direito de todos - direito humano -, esta ainda muito longe de efectivamente se concretizar de acordo com esta perspectiva inclusiva. Perspectivas contemporâneas de educação, portanto também de educação científica, valorizam o seu papel instrumental para, conjuntamente com outros meios e em articulação com eles, catalisar mudanças indispensáveis para promover desenvolvimento sustentável, configurando-se este, assim, como indissociável de perspectivas inclusivas de educação para todos os cidadãos. A educação para o desenvolvimento sustentável é uma prioridade fortemente associada a direitos humanos e a cidadania. Valoriza o aprender a tomar decisões que considerem aspectos económicos, ecológicos e de equidade de todas as comunidades, estimulando a compreensão de questões e problemas actuais como um requisito para no presente se tomarem decisões e adoptarem comportamentos que não comprometam o futuro. Nesta perspectiva, a educação científica devera incluir, para além de dimensões científicas e pedagógicas, dimensões ideológicas e críticas, designadamente no que se refere a concepções de direitos humanos e de deveres individuais e colectivos, tendo em vista contribuir para que OS cidadãos exerçam, informada, fundamentada, coerente e responsavelmente a sua cidadania. Esta é uma linha de força predominante de reformas, educativas e/ou reorganizações curriculares, em curso em diversos países, incluindo Portugal, em particular para a escolaridade obrigatória. Neste artigo clarificam-se interrelações entre educação para o desenvolvimento sustentável, educação ambiental e educação científica, bem como noções de literacia científica e ambiental. Apresentam-se evidências de reorientações curriculares para educação científica que apontam no sentido do desenvolvimento de compet6ncias e da promoção de literacias, incluindo a científica e ambiental, defendendo-se a necessidade de intervenções pertinentes e adequadas para a sua implementação pratica. Apresentam-se e discutem-se, neste contexto, os fundamentos de um instrumento (questionário) que visa identificar práticas e intenções para separar resíduos domésticos, bem como algumas concepções referentes a ideias-chave relevantes para praticas de gestão sustentável destes resíduos. Sugerem-se algumas vias de exploração deste recurso no âmbito de educação científica.