Document details

Treino cognitivo de alunos com dificuldades na aprendizagem : reflexões em torn...

Author(s): Almeida, Leandro S. cv logo 1 ; Balão, Sandra G. cv logo 2

Date: 1996

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/3328

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Treino cognitivo; Dificuldades de aprendizagem


Description
Partindo-se do Programa “Promoção Cognitiva” (Almeida & Morais, 1994), redefiniu-se um novo programa de estimulação cognitiva para alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico com dificuldades nas suas aprendizagens. As adaptações introduzidas no programa visaram torná-lo mais adequado à faixa etária e escolar destes alunos, assim como aproximar de uma forma mais deliberada as actividades e o treino às suas actividades curriculares. Neste sentido foi construída uma equipa de professores que colaboraram na construção de algumas actividades. Nesta comunicação apresenta-se: (i) a fundamentação deste programa; (ii) o trabalho multidisciplinar prosseguido na sua construção; (iii) o processo dinâmico da sua aplicação a dois grupos de alunos; e (iv) alguns elementos de avaliação dos resultados finais atingidos. Uma discrepância ocorre entre os índices qualitativos e quantitativos da avaliação, traduzindo estes últimos um reduzido impacto do programa de treino. Os resultados no grupo experimental parecem encontrar-se fortemente associados ao grau de participação dos alunos no programa, aspecto a merecer maior atenção em futuros estudos na área do treino cognitivo.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU