Detalhes do Documento

Insucesso escolar : insucesso do aluno ou insucesso do sistema escolar?

Autor(es): Roazzi, António cv logo 1 ; Almeida, Leandro S. cv logo 2

Data: 1988

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/3326

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Insucesso escolar; Aprendizagem


Descrição
Os autores salientam no artigo a necessidade de uma análise sócio-política do problema do insucesso escolar, destacando o reducionismo e as contradições que comportam as posições que o assumem como reflexo dos défices cognitivos e motivacionais das crianças ou o atribuem ao meio sócio-familiar pouco estimulante de tais alunos. Os autores questionam a maior incidência do insucesso escolar nas camadas sociais mais baixas, a discrepância entre a cultura da escola e cultura da criança, o actual carácter universal e obrigatório da escola nas sociedades evoluídas, os efeitos individuais e sociais da repetência escolar, os critérios de sucesso, assim como a importâncias e a necessidade de uma mudança de perspectiva na análise do insucesso escolar por parte das instituições e dos profissionais.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia